quarta-feira, 17 de março de 2010

É mesmo o fim dos tempos


É meu amigo, a coisa tá feia mesmo. Depois da capital Patrimônio Cultural da Humanidade ser totalmente tomada pelo lixo, agora a comunidade maranhense está apavorada com o surto da gripe H1N1, conhecida também como gripe suína, que já fez duas vítimas fatais e outras dezenas de pessoas com sintomas da doença espalhada por todo Estado.

As duas senhoras que foram vitimadas, estavam grávidas e internadas em hospitais públicos. Sabe-se, que o vírus que transmite a doença, tem predileção por mulheres grávidas e crianças. A gripe suína é uma doença que tem como conseqüência uma variante do vírus H1N1. A transmissão e a apresentação dos sintomas da gripe suína pode ocorrer através do contato com objetos contaminados, podendo ser disseminada entre humanos e no ano passado causou uma epidemia no México e em outras partes do mundo.

Mas o que é mesmo essa Gripe?

Chamada popularmente de gripe suína, trata-se de uma doença respiratória que surgiu entre os porcos, provocada por um vírus influenza do tipo A, que ataca aves, suínos e humanos. Esses vírus têm alto poder de mutação e contaminação. Por isso, é mais letal que o da gripe comum.

Desde o seu surgimento, a gripe já fez milhares de vítimas em todo planeta, aonde até mesmo a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou que a doença estava sendo encarada como algo preocupante e que merecia uma atenção especial dos governos.

A gripe suína tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos em objetos contaminados. O vírus também se espalha, inclusive, pelo próprio ar ambiente.

A contaminação pela carne suína está descartada, desde que se cozinhe a mesma numa temperatura acima de 71 graus Celsius. Os estudiosos do assunto afirmam que o vírus não sobrevive a esta temperatura.

Sintomas


Os sintomas são muito parecidos com a gripe comum. Porém, mais agudos e incluem febre acima de 38°, moleza, falta de apetite e tosse. Coriza clara, garganta seca, náusea, vômito e diarréia também podem acontecer; assim como, dores de cabeça, irritação nos olhos e dor muscular e articular.

Já existe vacina que combate o vírus, bem como medicamentos que se mostram eficientes no combate a doença, mas a melhor prevenção ainda é lavar as mãos, mesmo porque temos que evitar as gripes comuns, que também podem trazer conseqüências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário