terça-feira, 23 de março de 2010

O interior ainda não começou a vacinação contra a gripe A


A primeira etapa de vacinação contra a gripe A (H1N1), teve início na sexta- feira (19) em São Luís, e que já na segunda-feira (22) se estenderia por todo o Estado, mas isso ainda não acontece em algumas cidades, o que tá deixando populações aflitas, devido aos casos já registrados em muitas regiões.

Na cidade de Colinas, a 430 km da capital maranhense, a população está ansiosa e a espera da vacinação e não se tem nenhuma resposta da administração local de quando irá começar a vacinação.

Sabe-se, que nem mesmo os trabalhadores de serviços de saúde que atuam diretamente ligados aos suspeitos de estarem com a nova gripe ainda não foram vacinados. No entanto, a secretaria estadual já alardeou que todas as regionais já dispunham das vacinas e, além disso, propaga campanhas sobre a importância de vacinar a todo grupo de risco, mas, o que se vê na prática é outra coisa.

Por determinação do Ministério da Saúde, desde ontem começou a nível nacional uma vacinação em massa, aonde em primeiro lugar deverão ser imunizados médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica, por estarem diretamente envolvidos no atendimento de pessoas com suspeita da doença e depois as pessoas, começando pelas mulheres grávidas, pessoas com doenças crônicas, crianças de 6 a 2 anos de idade e adultos saudáveis de 20 a 29 anos de idade.

Portanto, urge uma resposta da Secretaria de Saúde do Estado, para identificar as regionais que ainda não começaram a vacinar e os motivos que estão atrasando estas vacinações e evite que esse vírus tão letárgico dizime mais pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário