segunda-feira, 8 de março de 2010

Vergonha de ser Turismólogo, Eu

Um dia desses fui questionado por um colega por que não falava muito da minha atuação como Turismólogo e menos como Jornalista. Chegou até mesmo a me perguntar se eu me envergonhava de ter me formado em Turismo. Respondi para o colega o seguinte: “continuo apaixonado pelo Turismo e em especial o do meu Estado. Ninguém tem mostrado as belezas desse Estado mais que eu, mas realmente pelo que tenho visto e ouvido ao longo de minhas andanças, tenho me constrangido a lutar pelo crescimento da atividade no Maranhão”.

Disse ainda a meu colega: “Desde que cheguei a 10 anos na atividade, sempre ouço de professores, secretários e governos que agora o turismo do Maranhão vai deslanchar”, ou seja, já se passaram 10 anos é ainda estamos começando (rrsss), e antes de mim, outros colegas já me contaram que esperavam o boom do turismo e nunca aconteceu. Culpa de quem?

Os culpados somos nós. Por tamanha passividade diante de tantos descompromissos, tanto por parte dos gestores, que a cada dia se mostram mais incapazes para fazer o mínimo no que tange as políticas de turismo. A falta de criatividade por parte dos gestores é notória. São incontáveis reuniões e projetos que não resultam em muita coisa. “Nada de concreto” às vezes até aparecem gente com boas idéias e com bons propósitos, mas, é só sentar na cadeira de prefeito, secretário ou de governado (a), que a coisa não anda. Então me pergunto. O que diabos acontece?

Em cidades como Cururupu, Barreirinhas, Caxias, entre outras, a falta de ação dos prefeitos é tamanha, que até mesmo a limpeza urbana deixou de ser feita. O acesso aos atrativos destas cidades é um nojo, com buracos, lixo e urubus, uma cena triste.

O governo por intermédio da Secretaria de Turismo do Estado tem buscado mudar essa realidade. Mas as mudanças são muito lentas, ou melhor, quase parando. A SETUR/MA tem percorrido essas cidades, tentando mudar essas realidades. As inovações ainda não são perceptíveis, mesmo que o Secretário Tadeu Palácio, esteja trabalhando para mudar essa realidade.

Outra frente da SETUR/MA é em relação ao calendário festivo do Estado a começar pelo lançamento do São João do Maranhão, pelo menos três meses antes do evento, com ações de difusão em feiras que acontecem de agora até maio em São Paulo.

Segundo o Secretário, já existem projetos para participação do Maranhão em tantas outras feiras no Brasil e no exterior. Ainda, a SETUR/MA já está trabalhando no 2º Salão de Turismo do Maranhão, que este ano acontece em agosto, com uma maior participação dos municípios maranhenses.

Mas, Secretário, e o Plano Maior vai haver alguma incrementação? E o Conselho Estadual de Turismo sai ou não sai?

Nenhum comentário:

Postar um comentário