quarta-feira, 3 de março de 2010

Vergonha nacional

É lastimável, ridículo, inaceitável a situação de certas escolas no Maranhão. Isso não é de agora. Entra e sai governo e a única coisa que muda é a conta bancária dos gestores que se sucedem. O Bom dia Brasil, da Rede Globo de Televisão, mostrou a situação caótica das escolas municipais de Barreirinhas, que não tem nenhuma condição de ensinar nada. É triste! O que resultará das crianças e jovens que estudam em lugares como os mostrados na matéria? Ainda vem o Prefeito atual tentar explicar o inexplicável, esquecendo que ele assumiu já tem mais de quatro meses e o tempo daria muito bem para se ter feito micros escolas, com três, quatro ou cinco salas de aula, todas equipadas e com merenda escolar decente. Afinal, recursos existem para isso ou será que o Prefeito não sabe que Educação é a base de tudo.
As primeiras noções de saúde e cidadania são aprendidas na escola. Prefeitos como o de Barreirinhas devia ter a decência de não permitir que seu município passasse por situação vergonhosa em rede nacional. Mas, para que isto não aconteça, deve-se fazer o dever de casa. Nesse caso aqui é bem mais fácil que se imagina, basta só querer fazer.
Não se concebe que ancorado num discurso de que o prefeito anterior roubou e não fez. Prefeito Alberico, faça sua parte. Se prefeito A ou B, roubou, pegue as provas e as leve a justiça. Agora, deixar a situação como ficar como está é um crime maior ainda.
O Ministério Público tem o papel constitucional de fiscalizar esses genocídios que acontecem com nossas crianças. Sob pena de ser conivente com toda essa situação. E enquanto existirem criança sem escolas, famílias sem hospitais, comunidades inteiras sem saneamento básico, esse gestor devia ser proibido de veicular toda e qualquer mídia, seja em que área for do seu governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário