segunda-feira, 5 de julho de 2010

Onde está a fiscalização que não atesta a qualidade das obras feitas com recursos públicos no Maranhão?



Sempre me pergunto: Será que os políticos maranhenses são sempre mais desonestos que os políticos do restante do país? Por que será que as instâncias de governos ou órgãos fiscalizadores não atuam em solo maranhense? Digo isto, pelas inúmeras irregularidades com o dinheiro público, que acontece em solo timbira e ninguém faz nada.

Um exemplo do mau uso dos recursos públicos está na cidade de Penalva/MA, aproximadamente 200 km de distância da capital, que foi agraciada com verbas federais para a construção e melhorias do caís da cidade e o que se vê, é uma construção sem propósitos, que não agüentou nem mesmo as fracas chuvas que caíram neste ano na região.


Segundo moradores da cidade, o que deveria ser a construção de uma mureta de proteção e contenção contra o assoreamento do lago de Cajarí, não resultou em nada, a não ser em uma obra mal feita, que começou no início deste ano e, ainda, não fez jus aos recursos recebidos pela construtora responsável, que não deixou no local nem mesmo uma placa que a identifique, como responsável pela “grande obra”.

Sabe-se, que os recursos usados para tal obra, são de origens federais. Mas, como não se tem nada que identifique a origem, tá difícil se cobrar explicações para quem de direito. Onde está a Controladoria da União, Ministério Público, entre outros organismos que fiscalizam a aplicação dos recursos federais que não vê o que tá acontecendo em Penalva?

Ainda, segundo moradores, o valor da obra é de alguns milhões de reais. Era o que dizia a placa antes de ser tirada, que com certeza deve ter sido dada como concluída e os recursos sacados. No entanto, já se passaram poucos meses e a obra já está quase toda comprometida, chamando a atenção da comunidade do município, que via na construção, uma maneira de contenção do assoreamento do Rio, que é o cartão de visitas da cidade, lugar de lazer e passeio, que resultaria na elevação da auto-estima de todos, bem como melhoria na qualidade de vida de todo penalvense, que tem na cidade, um lugar de descanso e refúgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário