segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Parabéns Turismólogos

O Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, tem, muito a ser comemorado, principalmente pelos abnegados Bacharéis em turismo do Maranhão, que desde a década de 90 espera pelo tão sonhado “boom” do turismo no Estado. O desenvolvimento turístico já chegou a todos os Estados da federação e por aqui chegou mais tarde e foi embora mais cedo, isto é, quando a capital ludovicense foi agraciada com o titulo de Patrimônio da Humanidade e os Lençóis Maranhenses despontaram no cenário nacional, sendo pano de fundo para novelas, produções cinematográficas, a região da Chapada das Mesas sendo cobiçada pelos amantes dos esportes radicais e as outras regiões do estado se projetando como atrativos diferenciados, contribuindo para o turismo interno, atraindo assim, muitos viajantes nacionais e internacionais que tinham no Maranhão um produto diferenciado. Mas, mesmo com toda essa derrocada, ainda há outros motivos a comemorar.

Hoje, o cenário ainda é preocupante, mas começa a sair do estado de letargia. Segundo dados das secretarias de turismo de São Luís e do Estado, o número de turistas de eventos tem si constituído a tabua de salvação da atividade nos últimos meses. E, isso se deve a uma boa articulação do Trade turístico que se articula e tem captado feiras, congressos entre outras, aumentando a cada mês o numero de turistas e, conseqüentemente, os gastos destes turistas também. É bem verdade que isso se deve ao pleno funcionamento do Centro de Convenções de São Luís e as melhorias que a capital começam a receber do poder publico. Outra, as vias de acesso aos principais destinos do Estado foram melhorados, fazendo com que um número maior de turistas circulem pelo Estado.

E isso não é tudo. A união de fato entre governo estadual e iniciativa privada, consolidada principalmente através da implantação do Conselho Estadual de Turismo e pela boa atuação da secretaria municipal de turismo da capital que tem dialogado e procurado ouvir os reclames dos empresários da capital.

O momento é de reflexão e de aprendizado. As ações da Setur/MA, através do Secretário Tadeu Palácio e sua equipe, principalmente na visita a cada pólo turístico do Estado, têm si constituído um ganho imensurável e ainda mais, na realização do 1º Salão de Turismo do Estado no ano passado e as perspectivas para o 2º Salão a ser realizado em novembro deste ano, tem levado o turismo maranhense ao destaque, principalmente para o turista maranhense que passou a conhecer um pouco mais do seu Estado.

Na capital, o secretário Liviomar Macatrão, mesmo com recursos minguados, tem si constituído como um articulador, trabalhando incansavelmente, colocando em pratica muitos projetos turísticos que beneficiam a capital, trabalhando em sintonia com o mercado, promovendo a capital que nunca esteve em tanta evidência como agora. Exposição em feiras, conversa com trade de capitais, como SP, Brasília, Belo Horizonte entre outras, e ainda, o Fórum de secretários e dirigentes estaduais de turismo, e a Anseditur, dos secretários e dirigentes municipais, que ajudam a viabilizar as conquistas que o setor tem alcançado.

Há de se ressaltar ainda o papel desempenhado pela iniciativa privada no último ano e, em especial, o SENAC/MA, SEBRAE/MA, SLC&VB, ABAV, que tem desempenhado na melhoria dos serviços turísticos do Maranhão e busca solucionar problemas, como a capacitação de mão de obra qualificada para atender melhor os hotéis, pousadas, entre outras, captação de eventos e dialogando com companhias aéreas, trazendo novos vôos para o Estado, acreditando de fato no turismo do Maranhão.

Por fim, devemos destacar ainda o papel da mídia especializada e em turismo e, em especial, ao Jornal Cazumbá, que juntamente com todos os Turismólogos desde Estado, tem si constituído em importante instrumento de transformação do fazer turístico deste Estado, com solidez e sustentabilidade.

Portanto, estamos de parabéns, os Turismólogos, pelo seu dia e o Jornal Cazumbá, pelos 8 anos de existência. Isto significa que não há mais o que se fazer. Pelo contrário, ainda há muitas cidades, povoados, trilhas, estradas, praias, cachoeiras, desertos a serem percorridos e mostrados. O importante é saber que o turismo do Maranhão se faz com Turismólogos antenados com seu tempo e ainda um Jornal que tem a cara de sua gente.


Reginaldo Rodrigues - Turismólogo, Jornalista e editor-chefe do Jornal Cazumbá.

2 comentários:

  1. Adorei o novo site.
    Bem melhor que o outro.... Posso sugerir alguns ajustes depois?
    Bem depois, quer dizer!
    Obrigada pelo blog estar ali bem lindinho....
    Beijos e saudades de todos do Cazumbá.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    São Luís necessita estar onde o povo vai e aqui, na net, é para onde seguem os que sabem e querem saber. Também temos nosso blog, acesse e entre no mundo maravilhoso do Bloco Tradicional:
    http://casadoblocotradicional.blogspot.com/2010/09/01.html

    ResponderExcluir