segunda-feira, 1 de novembro de 2010

“Liberdade Liberdade abre as asas sobre nós e o sol da igualdade seja sempre a nossa voz”

Como jornalista, amante da liberdade e defensor da Democracia, entendo e defendo com unhas e dentes todas formas de manifestações desde que haja sempre o direito ao contraditório, assim, sobrevive a Democracia e assim uma sociedade se mantém coesa e informada. Confesso que mesmo nunca tendo votado contra o PT, me vi na dúvida, se continuaria a minha paixão antiga. Trocar meu primeiro “amor”, um partido que surgiu, brigando por direitos dos trabalhadores, das lutas nas praças e nos campos na defesa de um país mais justo e menos desigual. O PT de uma militância aguerrida, “sem medo de ser feliz” que ousou acreditar num trabalhador e elevá-lo ao mais alto cargo de um país.

Assim tem sido e assim será até o último dia do Presidente Lula, que dia 01/01/2011 passa o bastão a sua sucessora, a primeira mulher a governar esse país, Dilma Roussef. E o Presidente Lula? O Presidente Lula sai da presidência maior que entrou e entra para a galeria dos grandes homens que souberam como nunca fazer acontecer, e com esse legado estará eternamente nos corações de milhões de brasileiros que souberam como nunca agradecer, votando em Dilma que emergiu do nada e apartir de 01/01/2011 governará um Brasil bem menos desigual.

O voto que elegeu Dilma é um voto de agradecimento. Um voto de uma gente que desde a ascensão do Lula, pode estudar, cursar uma faculdade, ter uma moradia digna, viajar entre outras coisas, que até então era restrito a uma classe mais abastarda do país.

Quanto a Presidente Dilma Rousseff, o seu jeito sisudo de ser, sem emoção, me causava temor. Temor de uma amordaça e de ter direitos conquistados a duras penas se perderem, mas, que a partir do dia que se elegeu ganhou esperança em seu primeiro discurso. No dia 31/10 as 23horas em seu primeiro discurso como presidente eleita, afirmou que será uma defensora da liberdade de imprensa, do culto religioso e da democracia. Agradeceu a honra de ser a primeira mulher eleita para o cargo. E ainda emocionada agradeceu os apoios que recebeu, principalmente, o de Lula. E classificou sua eleição como a missão mais importante de sua vida.

Mas, a parte do discurso que mais me chamou atenção foi quando a Presidente falou da liberdade da imprensa, tema esse que ganhou uma atenção especial. Ela fez questão de afirmar que é uma “amante da liberdade” e que “arriscou a própria vida” em nome da democracia e do direito de opinião e, ainda, “Vou zelar pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa e pela mais ampla liberdade religiosa e de culto. Vou zelar pelos direitos humanos e zelarei pela nossa Constituição, dever maior da Presidência da República”.

Acredito que toda essa ênfase, se deva às críticas feitas em campanha e o temor que pairava sobre a supressão da imprensa livre e, ainda, ao surgimento de muitos mecanismos de controle social das mídias que surgiram nos últimos dias. Sabemos que as dúvidas, incertezas, e outros questionamentos sempre nos acompanharão. Agora é só esperar e cobrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário