segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O crime e a desordem tem perturbado as cidades maranhenses

Numa visão crítica e sentimento de indignação, podemos perceber, nitidamente, que o crime e a desordem nos municípios maranhenses tem ganhado proporções cada vez mais assustadoras nos últimos anos. O consumo de drogas, roubos, assaltos a mão armada e os assaltos a bancos, tem si tornado constante no dia a dia das cidades outrora pacatas e hoje refúgio de malfeitores de todos os naipes.

O assunto é manchete diariamente nos meios de comunicação, com título e subtítulo, sem que as forças policiais consigam da uma resposta a altura. Assimbandidos “organizados” invadem as pequenas cidades do Estado com armas pesadas e espalham violência, deixando comunidades em estado de pavor.

No dia 25/10/10 na cidade de Colinas (MA), aconteceu mais um assalto a agência do Branco do Brasil de onde levaram cifras até então desconhecidas, falam de alguns milhões de reais. O assalto foi testemunhado por centenas de moradores que a tudo assistiu, ficando no meio do fogo cruzado. Os assaltantes chegaram, provavelmente com auxílio de alguém que vive infiltrado no meio da comunidade, que conhece a área e forneceu as informações necessárias para os bandidos.

Ha comentários na cidade, que o assalto foi facilitado pelo próprio gerente da agência, que nos últimos anos adquiriu um patrimônio muito grande, externando sinais de riquezas em desacordo com seus rendimentos. Mas o caso já está sendo investigado pela policia federal.

Por conta desse assalto a comunidade da cidade, ficou sem os serviços do BB, que fechou a agência local por tempo indeterminado, onde aposentados, pensionistas e correntistas em geral, para receber seus benefícios, tem que se deslocarem às cidades de Mirador ou São Domingos, que fica a 60 km do município.

Nos últimos anos, o BB de Colinas tem sido alvo fácil dos bandidos que, diga-se de passagem, estão preparados, informados e armados com um arsenal de grosso calibre. A agência fora assaltada 3 a 4 vezes, onde bandidos realizaram assaltos cinematográficos, rendendo todo o contingente policial, (que geralmente são 3 a 5 homens), e levaram alguns milhões de reais.

Sem a resolução desses crimes a situação se agravou em a toda região. A marginalidade se estabeleceu, claro que camufladamente, ou quem sabe, a olho nu, provocando dessa forma, a desordem no município. Dizem, nos “bastidores populares", que existem dezenas de “bocas” de vendas de crack que é consumido em Colinas e região, sem falar na cocaína, maconha e outras drogas pesadas.

Diante desse fato estarrecedor, é que as autoridades constituídas do Estado, em especial a polícia, precisam, de imediato, fazer um trabalho voltado para desmantelar o crime e a desordem que campeiam livremente no seio da sociedade colinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário