terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ser ou não ser? É ou não é secretário? Eis a pergunta que ainda não tem resposta. Ou tem?

Muito se tem falado sobre os novos secretários do governo Roseana, é fulano para secretaria tal e beltrano para a secretaria assada, assim a imprensa tem especulado sobre os mais diversos cargos do governo que se inicia em 01/01/11. Já tem deputado que já está cotado para duas ou três secretarias, isto é, nomeado por jornalistas e blogueiros, faltando somente a governadora nomeá-los de fato.

Assim também acontece na secretaria de Turismo do Estado, onde o secretário Tadeu, hora é mantido no cargo, depois já se fala na não permanência dele na nova gestão, e quem será o substituto dele. Alguns nomes já despontam, alguns com chances reais outros nem tanto. A governadora não tem dado nenhuma pista sobre esse nome.
Apesar do deferimento especial da governadora Roseana a Tadeu Palácio, é muito difícil a recondução do Secretário à pasta do Turismo no novo governo que se inicia em 01/01/11, a não ser que ele abdique de concorrer às eleições municipais de 2012 e isso não está nos planos do secretário, que acalenta o desejo de retornar ao Palácio La Ravardiére, de onde saiu em 2008.

O certo é que a governadora em suas falas já disse que não aceita como secretário de governo nenhuma pessoa que seja candidato em 2012, entende ela que seu governo não deve ser usado como palanque para secretários candidatos e isso conflita com os interesses de Tadeu Palácio que já publicizou que é candidato a prefeito de São Luís nas próximas eleições municipais.

Então, quem será que vai gerenciar o turismo do Maranhão a partir de 2011? Muitos nomes estão no páreo. Isto é, nomes conhecidos que compõem a cadeia produtiva do turismo, mas surpresas podem acontecer. Como o cargo é eminentemente político, a Setur/MA, pode ser ocupada por um aliado da governadora ou até mesmo por um deputado que não se reelegeu. Bem, façamos as nossas apostas. O que se espera é que o indicado seja uma pessoa conciliadora e que queira trabalhar o turismo na diversificação da oferta e a formatação de novos produtos turísticos do Estado e, em especial, a promoção e divulgação do Maranhão nos principais destinos emissores do Brasil e do mundo.

O que se espera do indicado para a pasta é a possibilidade de desenvolvimento econômico do Estado através do turismo, propiciando a geração de emprego e renda em todas as regiões turísticas do maranhão, criando assim, condições de crescimento sustentável, por meio da atividade, respeitando as tradições e vocações de cada região ou pólo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário