sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Trade quer sugerir nomes para a Secretaria de Turismo do Estado

A reeleição da governadora Roseana Sarney, para o Governo do Estado do Maranhão, abriu uma nova perspectiva no trade turístico, que imagina um novo modelo de gestão, em que as ideias saiam do papel e os projetos sejam realizados. Para tanto, o empresariado do setor, nutre a expectativa de ver, no comando da Secretaria de Turismo, uma pessoa antenada com os representantes das entidades ligadas diretamente ao turismo.

Durante o processo eleitoral a governadora sinalizou para a escolha de um secretariado mais técnico e isso abre perspectiva para que o secretário de turismo seja alguém da área. Mesmo que seja político, o trade entende que pelo menos o adjunto seja da área. Esse questionamento foi levantado pelo presidente da ABAV Maranhão (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Guilherme Marques, que defendeu a permanência do Secretário Tadeu Palácio, que segundo Guilherme, deu uma nova dinâmica ao setor, dialogando com o empresariado na busca por soluções para os inúmeros problemas da área.

O que se sabe, é que a governadora Roseana, ainda não chamou o trade para uma conversa e nem discutiu nomes, até porque seria, ainda, uma decisão prematura, uma vez que acaba de sair de uma eleição, e estão sendo mensurados os prós e contras, quem estava com ela e quem fazia campanha contra. No entanto, agora é chegada a hora de definir nomes e no segmento turístico há diversos a serem analisados.

Não se entende é a apatia do trade em trabalhar um nome de consenso a ser indicado para o cargo de secretário. Sinceramente, acreditando no discurso de campanha em que a então candidata falou “que esse seria o melhor governo da vida dela”, o trade já era para estar discutindo um nome, ou a permanência do atual secretário, pois já existe movimentação e algumas pessoas já estão sendo sugeridas e outros buscando seus “padrinhos”. Daí, surpresas podem acontecer.

Como a pasta de turismo é a meninas dos olhos da governadora, foi na sua gestão que o turismo viveu seu melhor momento, acredito que ela pretenda implantar um novo modelo de gestão no segmento turístico. Para isto, já está atualizando o Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado, o chamado Plano Maior, que já começa estabelecendo metas, dando prioridades a questões como restauro e melhoria no Centro Histórico de São Luís, melhoria paisagística da cidade de Barreirinhas entre outras. Creio que ela também deve sentar com os empresários, ouvindo seus reclames que há muito se recente de uma falta de atenção direta dos governantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário