sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Maranhão: Cresce o número de turistas no Estado em 2010


Números da INFRAERO apontam para um crescimento no embarque e desembarque no aeroporto de São Luís, o que mostra que o Maranhão nos últimos anos vem mantendo um crescimento consistente em relação a outras unidades da Federação. Esse crescimento se reflete diretamente na economia, uma vez que quanto mais turistas desembarcam em solo maranhense, mais a economia cresce e gera mais oportunidade de empregos e negócios para a comunidade local.

O percentual de visitantes ao Maranhão até 22 de dezembro já superou o total de turistas em todo o ano passado, apontando para um recorde em números de embarque e desembarque no aeroporto Marechal da Cunha Machado.

Esse resultado se deve, especialmente, ao incremento do turismo de eventos, a promoção do destino Maranhão, a interligação da capital maranhense a outras sete capitais, o trabalho de promoção do destino Maranhão, feitos pelas secretarias de turismo do Estado e de São Luís e, ainda, as iniciativas exitosas de incluir a capital maranhense no circuito de shows internacionais, que trouxeram milhares de pessoas para São Luís e, conseqüentemente, aos Lençóis maranhenses, havendo assim, um maior aporte de recursos nestes dois municípios.

Comparando o acumulado de embarque e desembarque de passageiros este ano no Maranhão, pode-se ter um aumento considerável de 15% em se comparando ao ano de 2009. Mesmo contra as muitas variáveis, que remaram contra esse aumento, o ano de 2010 pode se medir como um bom ano para a economia do turismo no Maranhão.

Isso também pode ser medido pela taxa de ocupação da rede hoteleira. Conforme números extra-oficiais da Associação Brasileira dos Hotéis (ABIH/MA), a ocupação oscilou entre 65% na baixa a 95% na alta temporada. Mas o melhor termômetro para medir esse crescimento é a construção e incrementação de novas unidades hoteleiras no Estado.

Outro dado importante, segunda a pesquisa do “Perfil sócio-econômico do turista de eventos”, revela que as regiões Norte, Nordeste e Sudeste continuam liderando a emissão de turistas de eventos para São Luís. Essa pesquisa do é realizada anualmente pelo São Luís Convention & Visitors Bureau (SLC&VB), em parceria com a Faculdade São Luís, uma das mantenedoras da entidade.

A pesquisa foi feita com entrevistas, entre junho e novembro de 2009, junto a 149 turistas em 08 eventos. Ao todo sete estados e um percentual de 5% com pequenas participações de outros estados estiveram presentes em eventos realizados em São Luís, sendo que o maior percentual de visitantes foi de São Paulo com 30%, seguido do Pará com 26%, que tinha sido o mais citado nas pesquisas de 2007 e 2008, em terceiro lugar ficou o Amazonas com 11%, outros estados somaram 30% e o Maranhão ficou apenas com 3% desse percentual. Um cenário bem diferente apresenta-se na pesquisa quanto a este item tendo em vista que São Paulo apresentou dados na pesquisa de 2007 de 8,8%, em 2008 de 15,25% e agora em 2009 com o dobro desse percentual, o que demonstra que estamos tendo uma visibilidade no segmento de eventos conseguindo atrair participantes de eventos de grandes centros urbanos, que não era uma realidade há bem pouco tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário