sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Enxotadores de urubus perdem emprego em Barrerinhas

Demitir funcionário é sempre traumático e nunca faz bem para qualquer empresa, autarquia ou serviço público, a não ser quando o funcionário é ruim. Fora essa hipótese, demitir é sempre doloroso. Mas, no caso da cidade de Barreirinhas, é uma alegria, tanto para o cidadão, que paga impostos, como para a Prefeitura, que paga os salários destes funcionários, e uma satisfação para quem visita a cidade.

Bem, a administração de Barreirinhas resolveu demitir ou transferir um grupo de funcionários do município que trabalhavam na cidade como “enxotador de urubu”. Isso mesmo, o município vivia uma situação tão caótica, com sujeira e lixo espalhados pelas principais ruas da cidade que atraia urubus, e daí, a única maneira de espantar essas aves de rapinas era enxotando, com pedras, baladeiras/estilingue ou até mesmo com disparos de foguetes.

Depois de anos, a administração municipal resolveu trabalhar de fato na cidade. Para tanto, retirou toneladas de lixo, está asfaltando ruas e disciplinando o conturbado trânsito do município, dando novos ares ao local.

Conhecida como a Meca do turismo no Maranhão, o que atrai a maior fatia de visitantes que vem ao Estado, esses turistas sempre saem com má impressão da cidade e isso provocava mal estar nos guias, condutores e profissionais de turismo, que tinham sempre que explicar o porquê de tantos urubus.

Alguns mais criativos, diziam que aquilo não eram urubus, mas águias negras só encontradas nesta parte do país, devido aos Lençóis Maranhenses. Já outros não tinham a mesma experiência ou sagacidade para explicar a presença destas aves de rapinas, apelaram para o poder público que criou em caráter excepcional a atividade de tangedor de urubus, cargo que começa a perder sua finalidade com a melhoria da limpeza urbana da cidade e a conseqüência é a demissão destes profissionais.

A Associação que agrega estes profissionais declarou que não vê um caos social com a demissão destes em Barreirinhas, uma vez que a maioria da categoria começa a migrar para outras cidades do Estado, algumas bem próximas dos Lençóis, outros virão para a capital, pois nestas localidades o que não falta é urubu para ser enxotado, visto que essas aves vivem em lugares fétidos, sujos e com abundância de lixo e pelo que afirmou o presidente da entidade, “monturos, lixões tem em abundância em todo o Maranhão”.

ATENÇÃO: Este post é uma maneira debochada de falar da maneira como era tratada uma das mais belas cidades do Estado. Que começa a mudar de cara. São coisas simples que qualquer administrador público pode fazer em sua cidade e que tem um valor significativo, tantos para os municípios como para quem a visita, isso porque não falei em gentileza, educação, sensibilidade, entre outros que faz de qualquer lugar do mundo um lugar aprazível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário