quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ministério do Turismo quer produzir notícias positivas para atrair turistas à serra fluminense

A produção de press-releases (informativos oficiais para a imprensa) que enfatizem a reconstrução das atividades econômicas da região serrana fluminense, devastada pelas enchentes do último dia 12, é uma das ações que serão empreendidas pelo Ministério do Turismo, no curto prazo, visando à recuperação do turismo local.

A estratégia será articulada com as secretarias de Comunicação estadual e municipais. Serão priorizados os municípios de Nova Friburgo e Teresópolis, mais afetados pela catástrofe. A coordenadora geral de Projetos de Estruturação do Turismo do ministério, Kátia Silva, disse à Agência Brasil que essa iniciativa servirá, inclusive, “para recuperar a própria autoestima da população local”. O material informativo mostrará as ações de reconstrução dos municípios que estão em andamento.

Em Nova Friburgo, que teve o centro da cidade destruído pela enxurrada, a prioridade é a limpeza e recuperação dos principais atrativos turísticos, disse Kátia Silva.

Uma comissão formada por representantes dos ministérios do Turismo e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) esteve nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo no dia 21 e volta a se reunir amanhã (26) para apresentar propostas ao ministro do Turismo, Pedro Novais. O encontro deverá contar com a participação do secretário de Turismo de Teresópolis, Michel Al Odeh, que levará uma agenda de eventos ao ministro.

Os membros da comissão vão estudar com as autoridades locais algumas atividades do calendário de eventos programado pelo ministério para este ano.

Kátia Silva afirmou que todas as ações terão de ser feitas com muito cuidado, respeitando o período de recuperação emocional das pessoas que residem nos municípios e vivenciaram a tragédia. Do lado do MDIC, serão trabalhadas ações que permitam aos produtores recuperar a capacidade de produção. Elas incluem a formalização das atividades e a recuperação de documentos, para permitir que os produtores se habilitem a linhas de crédito que estão sendo oferecidas para a região serrana.

O MDIC pretende, ainda, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), promover um mutirão para regularizar microempreendedores individuais. A participação de produtores locais em eventos e feiras também vai ser estimulada, para inserir os produtos serranos novamente no circuito econômico.

Kátia Silva informou que ainda não há estimativa sobre o montante de recursos que será alocado na recuperação do turismo nas duas cidades. Essa informação só deverá estar disponível no início do próximo mês, estimou. Já está definido, entretanto, que o Ministério do Turismo vai retomar o calendário de eventos em Teresópolis e Nova Friburgo entre abril e maio. “A ideia é a gente incrementar, em algum sentido, esse calendário, para a dinamização da economia local”.

O ministério vai tentar captar alguns eventos que já constam do calendário do órgão para levar para a região serrana. Uma iniciativa que terá apoio federal é o Salão Estadual de Turismo, que ocorrerá em maio, em Teresópolis. “Em geral, a gente participa desses eventos. Mas, agora, mais atenção ainda nós vamos dar”, assegurou.

Kátia Silva frisou que ainda não foi possível iniciar a discutição sobre a recuperação econômica e turística de Nova Friburgo “porque ali a situação é muito mais grave como um todo”. A meta, porém, é seguir apoiando festivais de música clássica e popular na cidade, como ocorreu no ano passado. “No segundo semestre, a ideia é retomar esses eventos e mobilizar a sociedade para a importância de participar”.

Matéria reproduzida do site Diário do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário