segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Proteger o Patrimônio Histórico: dever de todo cidadão


A cada momento que passo em frente à Pedra da Memória, na Avenida Beira Mar, no fundo do Palácio dos Leões, sinto uma tremenda vergonha da maneira como estamos tratando o patrimônio público local e, em especial, o patrimônio cultural da cidade. Pois, há alguns anos, ao lado desta pedra, havia dois canhões de ferro que por obra do acaso sumiram e ninguém sabe onde foram parar.

Ficou somente a Pedra da Memória - um obelisco, feito de pedra de Cantaria datado de 1841, que foi construído em homenagem à maioridade do Imperador Dom Pedro II. O monumento está protegido do mar por muralhas que pertenciam ao antigo Forte São Felipe, e estava rodeado por dois canhões (que já não estão mais lá), sumiram como um mistério, ou foram roubados por algum esperto, ou seja, ninguém sabe onde foram parar. Os organismos que tem o dever de zelar pelo acervo histórico não se manifestam.

Será incompetência ou omissão? Ao longo dos anos tem sido uma pergunta sem resposta. A pergunta é: por quê? Será que estes canhões estão enfeitando jardins de alguém tão poderoso, que o Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN), Secretaria de Cultura, Promotoria de Defesa do Patrimônio, entre outras, não se manifestam? Será que a sociedade em que vivemos está tão insensível que não se pergunta para que serve todo esse acervo histórico de São Luís que a cada dia só tem sido depredado? Cada patrimônio histórico, seja ele um bem material (imóvel) ou natural, possui vasto significado no âmbito artístico, cultural, religioso, documental e estético para sociedade atual ou futura. Ou seja, são heranças construídas ou produzidas pelas sociedades passadas, que com o tempo tornaram-se importantes fontes de pesquisa e preservação cultural.

Quando um desses é tombado por algum órgão do patrimônio histórico, em hipótese alguma pode ser demolido, modificado ou reformado a ponto de modificar sua origem. Somente é permitido um processo de restauração, que deve seguir normas específicas para preservar as características originais da época em que foi construído.

Portanto, cabe a nós, ludovicenses de origem ou não, assegurar a memória desta cidade. Por isso, é de competência, sim, do Poder Público, garantir a proteção do patrimônio histórico, porém, cada cidadão tem o dever e a responsabilidade de zelar por tudo que foi herdado. Sob pena de ver sumir do nosso meio um rico acervo cultural a nós deixado como herança, por nossos ancestrais que construiu essa belíssima cidade com lágrimas, açoites, para que alguns espertos, na calada da noite, usurpem e destrua um Patrimônio que hoje, já não é só do Maranhão e sim, da Humanidade.

Fotos:http:blogdubois/internet

2 comentários:

  1. AMOR A MULHER BABAÇU JÁ FEZ ESTA DENUNCIA.... ELA TAMBEM QUESTIONOU A RETIRADA DOS CANHÕES ...ELA FOI A PROCURA E DESCOBRIU QUE ELES ESTÃO NO PALÁCIO DOS LEÕES , SEGUNDO ELES LÁ É MAIS SEGURO E TEM MAIS A VER COM A SEGURANÇA ,,,,RSRSRSRSRSR COISA QUE ELA TAMBEM NÃO CONCORDOU ..O LUGAR DOS CANHÕES É AO LADO DA PEDRA DA MEMÓRIA .... COMO VOCE FALOU FOI TOMBADO PELO PATRINOMIO E NÃO DEVERIA SER RETIRADOS DE LÁ .... VAMOS FAZER UJA CAMPANHA PARA A VOLTA DOS CANHÕESSSSSSS............ A MULHER BABAÇU ESTAR AQUI MEMSO .....É SÓ CHAMAR SO

    ResponderExcluir
  2. Acesse matéria que fala de importante vitória da cidadania, em defesa da preservação do patrimônio histórico e da cultura, SENTENÇA PROCEDENTE EM AÇÃO POPULAR. ACessar em: http://valdecyalves.blogspot.com/2011/04/acao-popular-julgada-procedente-materia.html

    ResponderExcluir