quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Qual é mesmo o nome desta Rua?

Tudo bem que as Ruas do Centro antigo de São Luís tenha três ou mais nomes, devido às mudanças de costumes e comportamento da sociedade ao longo dos anos. Ruas como a Oswaldo Cruz, conhecida como Rua Grande; Rua da Palma, chamada também, por de Rua Luís Domingues ou Herculano Parga; Rua das Crioulas - chamada assim porque, segundo as boas línguas, em algum ponto dela moravam mulatas sensuais, mas que também é conhecida como Cândido Ribeiro; Rua Nina Rodrigues ou Rua do Sol. Há situações de ruas chegarem a acumular vários nomes. Tem ruas que chegam ter até cinco ou seis nomes.

Outras situações que chamam atenção são as ruas divididas em trechos. Exemplo é a Rua do Trapiche, dividida em dois trechos diferentes, estendendo-se da atual Praça dos Catraeiros até a Rua da Estrela, formando um ângulo de quase 90°. O nome foi trocado para Rua Portugal, por causa da visita de um navio da Real Marinha Portuguesa em 1906. Hoje, o trecho que começa na Beira-Mar é sempre lembrado como Rua do Trapiche.

O interessante é que todos estes nomes nos remetem a tempos áureos ou nos lembram de uma personalidade da cultura, ciência, artes, que a comunidade resolvia homenagear, colocando seus nomes nas bucólicas ruas de nossa capital.

Com a expansão da cidade, muitos bairros surgiram e muitos bairros da capital foram criados e batizados com nomes que geralmente começam com a letra “C”, Cohatrac, Cohafuma, Cohaserma, Cohajap, Coheb, etc, que tem suas ruas denominadas com numerais (Rua 01) ou ainda nomes de curso superior (Rua da Letras) e, ainda, tem os bairros nobres, como Renascença, Ponta do Farol e outros, que batizaram suas ruas com nomes de pássaros ou árvores (Rua das Patativas, Rua dos Ipês).

Mas, o que mais chama atenção é a maneira que a maioria destes nomes está escrito nas placas indicativas, tem placas com erro gritantes de português que mais confunde do que informa. Há ruas, que até está sinalizada com o nome da rua, mas no inicio tem o nome certo, na metade da rua, o mesmo nome está pela metade, confundindo carteiros e pessoas desavisadas e transeuntes que buscam se localizar ou localizar alguém.

Vejam o exemplo de algumas destas placas:









Fotos:Jr Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário