sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

São Luís (MA) atrai turistas pelo seu acervo cultural

Em 2012, São Luís fará 400 anos. Por isso, o que não falta na capital do Maranhão é história para impressionar os turistas. São cerca de quatro mil edificações antigas, distribuídas entre praças, ruas e becos – que permitiram à UNESCO conferir ao centro histórico de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Para quem quer explorar a história e cultura maranhense, o roteiro São Luís Cultural é uma boa pedida. A capital e os municípios de Raposa, Paço do Lumiar e São José do Ribamar formam o roteiro e região metropolitana de São Luís. Tudo bem pertinho, fácil de visitar.

Na rota, é possível conhecer, por exemplo, a Igreja Matriz de Paço Lumiar e a Rua Portugal - a mais azulejada da América Latina. Também se destacam o Palácio dos Leões, a Catedral, o Palácio da Justiça e a Matriz da Sé, construída no século 17. O teatro Arthur Azevedo, fundado em 1817 - o segundo mais antigo do Brasil, é parada obrigatória.

A uma hora de barco, do outro lado da Baía de São Marcos, encontra-se a histórica Alcântara. Os principais atrativos são o centro histórico, Casa de Cultura Aeroespacial, Centro de Lançamento de Alcântara, além, claro, dos museus e lojinhas de artesanato.

94 motivos para viajar pelo Brasil

O roteiro São Luís Cultural é um dos roteiros estruturados pelo Programa de Regionalização, do MTur. Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do setor em todo o país e a gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional. Os roteiros apoiados pelo programa estão reunidos na revista Roteiros do Brasil 2010.

Fonte Jornal de turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário