terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

41º Congresso do Skal é aberto com homenagens



A presidente do Skal Internacional do Brasil, Ana Carolina Medeiros, comandou ontem a abertura do 41º Congresso Nacional do Skal, que acontece a bordo do Costa Serena, navio que hoje ancora em Salvador, passando depois por Ilhéus, Ilhabela e retornando a Santos e Rio de Janeiro. Em seu discurso, rápido e objetivo, a presidente ressaltou algumas conquistas desse seu primeiro ano de gestão, como o retorno de associados e bem-sucedidos encontros de trabalho realizados em três localidades brasileiras: São Luís (MA), Araxá (MG) e Gramado (RS).

Ana Carolina também falou da proposta inovadora e desafiadora de levar o evento para dentro de um navio, o que acontece pela primeira vez este ano. “Para vocês terem uma ideia do que significa estarmos aqui, o congresso mundial do Skal costuma ter 500 participantes. Estamos aqui, no nacional, em 243 pessoas”, disse a dirigente.

“Às vezes para uma entidade tão longeva, é muito complicado manter seu dinamismo e é isso que seguimos buscando”, destacou, agradecendo o apoio e particição, lembrando que fez parte do Skal Jovem, quando mais nova, e com isso busca agregar ao clube – ou retomar – conceitos e valores aprendidos desde aqueles tempos.

Os vice-presidentes José Maurício Gomes e Nylvando Oliveira também tiveram a palavra. Gomes, mineiro que já foi presidente nacional, disse do quanto a alternância de poder é saudável e como é importante Ana Carolina levar seu espírito jovem e inovador para o Skal. Nylvando Oliveira, que também é o anfitrião do 41º Congresso (apesar de boa parte ser no mar, a sede do evento é o Rio de Janeiro, onde aconteceu o embarque e o primeiro dia do congresso). “Oitenta por cento das coisas acontecem porque a gente quer. E a Ana é uma prova disso”, disse.

Na solenidade, o secretário de Estado de Turismo do Maranhão, Tadeu Palácio, contou o motivo de estar presente. É que o 42º Congresso Nacional do Skal será em São Luís, com tours para localidades próximas, como os Lençóis Maranhenses. “Vim aqui não apenas para ressaltar as atrações do Maranhão, nosso rico folclore e a receptividade de nosso povo, mas também trazer a palavra da governadora Roseana Sarney, que está muito animada com o evento e a possibilidade de agregar ao turismo do Estado nacionalmente”, disse, ressaltando que seu desafio será receber um congresso tão bom quanto está sendo esta edição.

Mas Palácio provou o quanto fala sério e já trouxe um pouco do Maranhão para o navio – a Companhia Barrica Teatro de Rua participou da festa por sua iniciativa e, para isso, foi preciso trazer a bordo 24 participantes para mostrar a riqueza do folclore, da dança e da música do Maranhão. A atração empolgou os presentes. “Esse é um gostinho do que vocês vão ter em São Luís”, concluiu.

Ana Carolina Medeiros aproveitou a oportunidade ainda para prestar algumas homenagens e reconhecimento da entidade. Receberam troféus e placas do Skal a Costa Cruzeiros, pelo apoio à realização do evento; o presidente do Skal-MG, Antônio da Matta, como o clube mais participativo e com a delegação mais animada; Nylvando Oliveira, do Skal anfitrião, o RJ; Enid Câmara, por sua atuação à frente do Skal-CE; o skalega Antônio Bluvol, por sua história com a entidade – ele esteve representado pelo filho Enrico; o presidente da PANROTAS, Guillermo Alcorta, pelo apoio e reconhecimento na promoção das ações do Skal; e a secretária Aline Martini, por sua dedicação ao clube.

Compuseram a mesa da cerimônia solene de abertura Deyne Dantas, da Costa Cruzeiros, os membros honorários do Skal, Manoel Silva e Isaac Haim, os vice-presidentes José Maurício Gomes e Nylvando Oliveira, a past-president Sonia Vidinhas, a presidente Ana Carolina, e o secretário Tadeu Palácio.

Texto e fotos: Site Panrotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário