terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A banana comeu o macaco - noviços se articulam e derrotam os cardeais da Assembléia Legislativa do Maranhão

É sabido que os elefantes possuem a curiosa capacidade de se reconhecerem, quando em frente a espelhos, e que os camundongos sentem compaixão quando observam companheiros de gaiola sofrendo. Apesar desses estudos parecerem meras curiosidades do mundo animal, eles revelam que certos animais, assim como os humanos, possuem um certo nível de auto-consciência e quando afrontados conseguem fazer coisas imagináveis.

Assim, pode ser contada a eleição para a mesa diretora da Assembléia Legislativa do Maranhão, que durante três meses teve um "virtual presidente de consenso", com apoio da maioria dos deputados e partidos, e se mostrava coeso entorno de uma liderança. Ou seja, os deputados com mais de um mandato, achavam que somente eles poderiam fazer a Presidência da casa, subestimando o poder de articulação dos novos eleitos, os chamados deputados “noviços” ou “novos patos”.

Esqueceram os “cardeais” ou deputados passados na casca do alho, que o mau do sabido é achar que todos que estão em sua volta são bestas. Ou seja, os deputados antigos não trataram os “patinhos novos” como leitores. Enquanto isso, os noviços estavam “tomando leite de onça”, que, segundo os mais antigos, é um leite mais consistente, mais forte, que alimenta melhor. Isso ficou comprovado hoje, quando esses novos “patinhos” tomaram conta da lagoa e deram um banho nos “patos velhos”.

A chapa vitoriosa foi um exemplo de resistência. Quando tudo convergia para uma eleição unânime em torno do Deputado Ricardo, eles se mostravam unidos, resistentes às investidas, às cooptações, aos cargos. Durante esse tempo de quase três meses entre a eleição e a posse, os “noviços” se movimentavam como se fossem deputados de longas datas, pois tiveram uma capacidade de aliança que fez a diferença.

Mas onde entram a banana e o macaco? Entra na seguinte questão. O Deputado Arnaldo Melo, não precisou chamar nenhum deputado para fazer sua campanha à presidência da casa. Os novos deputados, irmanados com dois ou três mais antigos, se encarregaram de fazer isso, entregando a cabeça da chapa de mãos beijadas ao Deputado Arnaldo, que sem nenhum esforço olímpico, só teve que se articular dentro do grupo e correr para o abraço.

A vitória do Deputado Arnaldo Melo, pode ser considerado um coroamento pelos cinco mandatos ininterruptos no parlamento maranhense. as lutas em favor de uma Assembleia mais justa. Foi também uma vitória da humildade. Enquanto alguns se assoberbavam e cantavam vitória antes da hora, subestimando os novos deputados, tentando enfiar goela abaixo nomes de candidatos já conhecidos e viciados com causas que não engrandecem o parlamento maranhense.

Assim, esses deputados disseram não, mostrando ao resto da Assembléia que eles tem vontade e assim elegeram um candidato, que para a maioria é o melhor para a casa. Assim sendo, as eleições para a mesa diretora da Assembléia Legislativa do Maranhão, pelo menos desta vez a banana comeu o macaco.

3 comentários: