segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Igrejas do Centro Histórico sofrem com assaltos frequentes


Virou moda. Agora assaltos constantes são feitos nas igrejas do Centro Histórico de São Luís. Nem os santos são mais respeitados, e a igreja católica já contabiliza a diáspora de fieis. A violência costuma aumentar nos fins de semana, quando a área fica deserta e a polícia não circula com assiduidade no local, o que facilita a ação dos bandidos. A insegurança também apresenta outros parâmetros.

Há uma semana, uma mulher ensandecida atirou pedras nas portas da igreja do Carmo, atemorizando a todos os que se encontravam no templo. “Isso aqui virou uma loucura, todo mundo correndo de um lado para o outro; aqui nesse abrigo do Largo do Carmo também fica um bando de cachaceiros e de drogados que fazem arruaça o dia inteiro, e as autoridades não tomam a mínima providência”, informou seu Antônio, mais conhecido como ‘14’, ambulante que trabalha na praça João Lisboa vendendo cartões telefônicos. Felizmente, ninguém saiu ferido.

O problema forçou os padres a tomarem providências drásticas. Homens armados, câmeras de segurança e grades nas portas e nas janelas são os mais novos acessórios dos templos, competindo no cenário com imagens e castiçais. Muitas missas de horários noturnos já foram suspensas. Quase a totalidade das 15 igrejas e capelas do Centro Histórico já foram vítimas de assaltos, o que revela o descaso para com São Luís, cidade considerada patrimônio histórico da humanidade, e que no ano que vem completará 400 anos de existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário