quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Inverno forte e falta de manutenção provocam desabamento de prédios no Centro Histórico


Mais um inverno rigoroso, com chuvas intensas e duradouras, novamente traz consigo estragos consideráveis, alguns irreversíveis, ao precioso casario histórico de São Luís do Maranhão (tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o que é preocupante. O risco de desabamentos dos prédios, que ano a ano se verifica na capital maranhense se deve às más condições de conservação da maioria dos imóveis do Centro Histórico.

Neste ano, a fachada de dois casarões localizados na rua Rio Branco desabaram. Com as chuvas fortes, as infiltrações ocorrem com freqüência, o que aumenta o risco de deterioração física dos imóveis. De um total de 5.607 prédios tombados em São Luís, 41 deles sofrem ameaças de desabamento, segundo dados fornecidos pela Defesa Civil (segundo mapeamento do órgão, 550 famílias moram atualmente em 93 áreas de risco). Alguns desses prédios se encontram em pé graças a escoras de madeira, visando garantir a segurança dos transeuntes. Outros sofrem reformas, prejudicadas pelas chuvas. Ainda segundo o Superintendente da Defesa Civil, foi realizado pelo órgão um mapeamento dos pontos mais críticos.

Normalmente, os telhados são os primeiros a caírem, já que a madeira apodrecida não suporta o peso das telhas e vem abaixo. Como o custo de manutenção de um prédio histórico é muito alto, poucas reformas são feitas pelos proprietários de muitos imóveis, que não possuem condição financeira para fazer a manutenção dos mesmos. O descaso das autoridades agrava a situação, pois falta uma legislação específica para o problema.

Muitos desses prédios se encontram abandonados, alguns deles há muito tempo se encontram à venda e, sem compradores, deterioram-se com facilidade. Alguns são invadidos por moradores de rua, desocupados ou por pessoas que fazem uso de drogas. Às vezes, o custo de estabilização de um casarão, por exemplo, pode chegar à cifra astronômica de 1 milhão de reais. Na madrugada do último sábado, a fachada lateral de um prédio situado na rua do Sol, esquina com a Travessa da Passagem, centro de São Luís, ruiu. O imóvel se encontra sem moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário