sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Lagoa da Jansen – Cartão Postal do Abandono


Causa pena a situação de abandono da Lagoa da Jansen, um dos pontos de atração turística mais importante de São Luís. A falta de conservação dos logradouros públicos já é, de há muito, um indigesto prato oferecido pelas autoridades aos habitantes da cidade e para seus visitantes. Ao redor da Lagoa, lixeiras foram destruídas por vândalos e não foi feita a reposição desse equipamento urbano. As placas de sinalização estão deterioradas, com as informações apagadas, as ruas de acesso à Lagoa, intrafegáveis, e os brinquedos do parque infantil depredados.

O lixo se acumula em vários locais, como nas quadras de esporte, que se encontram sem a devida manutenção. O odor fétido que exala das águas, provocado pela poluição da Lagoa torna o simples ato de um passeio a pé ou de bicicleta se transformar numa tortura para quem ainda se arrisca a freqüentar o local.

O Mirante da lagoa, cuja finalidade é proporcionar uma bela vista da paisagem, ultimamente vem servindo para festas privadas que deixam por lá um rastro enorme de sujeira. A falta de poda das árvores prejudica a visibilidade da lagoa, e a insegurança afasta os frequentadores da área. O mato cresce por todos os lados e relega esse cartão postal da cidade a uma triste pena.

A serpente que ornamenta a Lagoa, obra do artista plástico Jesus Santos, é a imagem do descaso. Em janeiro de 2010 o governo do Estado encenou realizar a restauração e ampliação da obra, mas, tudo ficou apenas na promessa. Alardearam que a serpente passaria a emitir um som durante o dia, anunciando a passagem das horas e, à noite, suas narinas emitiriam labaredas de fogo, marcando o tempo. A serpente continua lá, cabisbaixa, envergonhada. Nem som nem fogo, a beleza da serpente se apaga no abandono e se afunda nas águas do desprezo.

O local já deveria ter sido saneado há tempos; a lagoa poderia muito bem abrigar pedalinhos e sediar competições de remo ou de atletismo, com aulas gratuitas de Tai Chi Chuan para a população, por exemplo, dentre outras ações esportivas, aquecendo o turismo e garantindo uma qualidade de vida mais saudável para a população.

Um comentário: