segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Maranhão na rota do Fantástico


De repente a globo descobriu o Maranhão. Nos últimos programas da emissora Venus platina, sempre tem algo sobre o Estado. São presídios onde presos são decapitados; ônibus, que não respeitam cadeirantes; delegacias sem a mínima condição de atender às comunidades, onde os presos são colocados em jaulas; etc. e tal. A cada chamada do programa, tem sido um tapa na cara dos maranhenses, que assistem e depois se indignam com tamanho desrespeito cometidos por parte de quem tem o dever de zelar e prover as necessidades da própria coletividade, que a tudo assiste e não toma nenhuma providência.

O programa Fantástico apontou, em reportagem veiculada na noite deste domingo (06), o problema do lixo nas praias do Brasil, que tem a praia de Copacabana como uma das mais sujas do País, com 2.800 quilos de lixo por km. Conhecida como símbolo do turismo brasileiro, Copacabana atrai turistas de todos os continentes e será centro das atenções das Olimpíadas de 2016.

Mas a reportagem mostrou que a praia carioca não é exceção. No litoral nordestino a situação é bem pior. A praia do calhau, na área nobre da capital maranhense, foi recolhido 3 toneladas de lixo por km², num único final de semana, perdendo somente para a praia de Piantan, na Bahia, com 3.390 quilos de lixo. Ainda bem que a reportagem não foi às praias do Olho d’Água, Caolho e outras, que sem sombra de dúvidas a sujeira recolhida seria bem maior.

O problema do lixo e esgotos, despejados in natura, nos logradouros públicos, e em especial nas praias, é uma realidade que todo maranhense conhece. Há bem pouco tempo atrás, muitas destas praias foram interditadas, mas ficou somente nisso. Até mesmo as placas que sinalizavam que eram impróprias para banho, foram arrancadas, ficando em seu lugar a sujeira e o odor.

A mídia cumpre seu papel que é informar, mesmo que isso mexa nos brios de muitos de nós que amamos essa terra, e não aceitamos de bom grado os desmantelos, os quais só denigrem essa gente simples, ordeira que também sabe se indignar.

Ao poder público, que se movam e saiam de sua zona de conforto e dê respostas a tamanhos descalabros, para que amanhã a mesma reportagem não retorne ao Estado e perceba que nada foi feita para melhorar essas situações degradantes que envergonham todos nós. a final, se o lixo define quem somos, não é por é causa de uma minoria, sem consciencia, que joga seu lixo em qualquer lugar que ficaremos conhecido como um povo sujo e que não sabe da destinação correta ao seu lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário