sábado, 19 de fevereiro de 2011

Maranhão: O Estado das Oportunidades.


Aqui temos mais uma oportunidade para lamentarmos que, aquilo que já era previsto, acabou acontecendo. E não é de hoje que este blog vem comunicando que, prevenir ainda é a melhor solução. E pasmem, muito mais econômico.

Quando tivemos a oportunidade de comunicar em primeira mão que o município de Raposa correria o sério risco de ficar isolado, pelo rompimento de dois trechos da MA 203, não queríamos anunciar apenas mais uma das tantas deficiências de nosso malha viária. Mas, alertar nossos gestores públicos, de que um simples olhar técnico, é capaz de economizar uma fortuna para os cofres do governo. O que poderia custar uma bagatela há um ano, agora vai custar um montante de dinheiro, que poderia ser aplicado em outras frentes.

É nessa oportunidade que nos perguntamos: De quem é a responsabilidade pela manutenção de uma via pública? É obvio que é do Estado. Mas, se esta via é tão importante para um município, porque este município não a conserva? Isso seria uma oportunidade para prefeitos e vereadores, se promoverem, mostrarem porque foram eleitos. Mas essa não é uma prática comum no Maranhão.

Foi necessário que um Promotor Público, através de um pedido de interdição, chamasse a atenção do Estado para um problema detectado diariamente por quem trafega pelas MA. Oportunidade essa, que vai gerar uma série de contratempos aos usuários dessa importante via de acesso ao município de Raposa. E que também vai permitir que, nessa oportunidade, vejam o estado em que se encontra o outro trecho que será utilizado durante o período de execução da obra.

Foram tantas as oportunidades que tiveram de evitar esse contratempo. Foram tantos os alertas, inclusive o deste blog. Agora só nos resta esperar que o inverno colabore, para que o prejuízo seja menor. Certamente, alguém deve aproveitar a oportunidade para solicitar também que tampem os buracos laterais, refaçam os vergonhosos quebra-molas, sinalizem vertical e horizontalmente, essa importante rota turística e gastronômica. Antes que seja necessário uma nota preta para reconstruí-la.

Até outra oportunidade.

2 comentários:

  1. Maranhão: O Estado das Oportunidades... para Quem?
    Em relação ao descaso viário entre outros tantos descasos que acontecem neste Estado, a equação e bem simples!
    A Manutenção Preventiva é muito, muito mais barata que uma obra corretiva ou uma nova obra, por tanto as comissões também! E ninguém gosta de comissões pequenas. Concorda?

    Está indignado? Faça parte do Movimento MUDA SLZ!

    ResponderExcluir
  2. Olá Companheiros do blog Cazombando, parabéns pelo seu trabalho Por isso, estou te propondo uma parceria: uma troca de links de nossos blogs: rosarionoticias.net

    Veja lá que já sou seu seguidor, agora conto com a sua participação e efetivação nesta parceria.

    Abraços.

    ResponderExcluir