terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O caos no trânsito de São Luís. Até quando?


Na última semana foi divulgada por alguns veículos da imprensa do Maranhão, notícia sobre o balanço da quantidade de,veículos registrados em cada estado. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran o Maranhão possui a quinta maior frota de veículos automotores do Norte/Nordeste, pois sabe que não parece! Parece ser a maior frota do Brasil, devido à grande quantidade de problemas encontrados no transito do dia a dia na capital maranhense.

Em todo o estado, até o mês de dezembro foram 796.083 veículos registrados E olha que os números são referentes a dezembro de 2010, ou seja, de lá pra cá o número de carros, caminhões e motocicletas registrados já aumentou bastante. Tanto é que o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) já estima que o número de veículos chegue a mais de 804 mil.

Além da buraqueira que toma conta da cidade, a falta de sinalização e a imprudência de motoristas despreparados, ainda temos que conviver diariamente com 247.997 carros trafegando por ruas e avenidas estreitas. Isso sem falar no Centro Histórico, um dos principais atrativos turísticos de São Luís, onde as ruas não suportam o tráfego de veículos. A impressão que se tem é que as vias da capital foram projetadas por pessoas que não enxergaram São Luís como Capital Brasileira da Cultura ou Cidade Patrimônio Histórico Mundial.

O resultado disso tudo podemos ver, ouvir e sentir todos os dias da semana, onde o trio: engarrafamentos, buracos e falta de sinalizações tiram a paciência de qualquer pessoa que se habilite a trafegar em nossa cidade. Engana-se quem pensa que esse é apenas um problema de quem possui automóvel. Os usuários de transporte coletivo, coitados, esses sim é que sofrem, passam horas a fio para esperar o “busão” que quando passa, na maioria das vezes vem parecendo uma lata de sardinhas, tamanho é o aperto.

Agora pense nisso que foi descrito e junte meia-hora de chuva, seja ela torrencial ou não, e bingo! Temos um verdadeiro caos, porque é isso que o trânsito de nossa cidade parece, um verdadeiro caos, uma terra de ninguém. Fica a pergunta e as autoridades onde estão que não se mobilizam pra tentar amenizar essa situação em que nos encontramos? Porque não adianta tomar medidas paliativas, não adianta colocar dez mil agentes de trânsito (se bem que na maioria das vezes eles fazem é sumir) se as vias que cortam nossa capital não estão adaptadas ao crescimento populacional e consequentemente ao crescimento econômico e a coisa toda tende a piorar ainda mais, já que a cada dia que passa mais veículos cadastrados e nada de planejamento ou soluções para o nosso tão sofrido trânsito de cada dia.

Fazendo as contas com base nos últimos levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam mais de um milhão de habitantes e cruzando com os dados do DETRAN-MA temos a surpreendente marca de um carro para cada 3,24 habitante de São Luís e até agora nada de planejamento. Eu só espero que inventem logo o carro que voa pra eu não precisar mais enfrentar esse caos todo dia.

Texto de:Patrick Pereira - Estagiário do Jornal Cazumbá
Foto:Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário