quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O furto verde da lagoa



Nos últimos meses quem mora, caminha ou passa pela Lagoa da Jansen um dos principais cartões postais de São Luís nota a falta de algumas áreas verdes que o local oferecia. É simples, é que derrepente o local vem sofrendo de uma nova modalidade de furto, o furto verde.

Isso mesmo, empreendimentos e empresas agora decidiram se apropriar de áreas verdes sem qualquer consulta pública sobre o assunto, e o que é pior, sob o olhar do poder público que finge não saber e por isso não coíbe taís crimes contra a natureza e o bem comum.

Começo pelo espaço público localizado a rua das amendoeiras. O local foi tomado por um empresário dono de loja de material de construção que da noite para o dia construiu um muro cercando todo o espaço e de quebra ainda colocou sua identificação. Depois de várias denúncias dos moradores da área felizmente a Administração da Lagoa mandou retirar o muro devolvendo o espaço já avaliado em mais de um milhão de reais à comunidade.

Outro caso bastante revoltante é o estacionamento privativo feito pelo Atlanta Center também localizado na área da Lagoa. Uma área completamente verde foi transformada em estacionamento privado do prédio sem que nada seja feito por parte do poder público.

Completando a seqüência de furtos que a Lagoa vem sofrendo em um curto espaço de tempo, temos uma construtora que resolveu levantar uma cerca de alumínio em uma área verde ao lado do edifício Vitral da Lagoa e fundos com o hotel Expresso XXI.
A pergunta é simples, será que existe legalidade ou mesmo titularidade da área cercada, ou simplesmente posso eu me apropriar de um espaço público destruindo o verde e a natureza em nome do interesse individual?

Um comentário: