quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Obra inacabada no Mercado Central prejudica a população


Uma obra que se arrasta há mais de cinco meses. Esse é o triste cartão postal que se oferece aos moradores e transeuntes das imediações do Mercado Central, ao lado da Fonte das Pedras, um dos monumentos históricos mais importantes de São Luís, que está com o fluxo de visitantes bastante prejudicado em razão de um problema gerado pelo atraso na conclusão da intervenção urbana.

O trabalho de recuperação da drenagem da rua Antônio Rayol, que passa em frente ao antigo prédio do SIOGE, vem se arrastando graças à incompetência da Prefeitura de São Luís, que iniciou e não termina a obra, iniciada em agosto do ano passado, e se insere no projeto de drenagem do Canal do Portinho e de toda a área que fica perto do Mercado Central, nas quais alagamentos crônicos se verificam há décadas sem solução, em razão do acúmulo de água no período chuvoso.

A obra foi orçada em mais de 6 milhões de reais. Além da drenagem, a obra prevê ações de saneamento, rede de distribuição de água e pavimentação. “Os problemas crônicos desta área vão terminar e, logo no próximo período chuvoso, com certeza, não haverá mais alagamentos nesta área da cidade”, assegurou em agosto o Secretário Municipal de Obras, Marcos Aurélio Freitas. As chuvas começaram, os alagamentos e os transtornos continuam e ainda não existe prazo para o fim das obras. Todo aquele trecho foi aterrado no passado. “Isso tudo ali era maré, os barcos atracavam nesse local, onde houve aterramento, e os alagamentos ocorrem porque o trecho fica praticamente ao nível do mar”, informa Rogério Rodrigues, Técnico Cultural de Patrimônio do Departamento Histórico, Artístico e Paisagístico do Estado do Maranhão – DEPHAP-MA.

Os moradores e comerciantes da área já contabilizam grandes prejuízos. “Isso aqui virou o caos, tive que parar com o serviço de uma máquina de xerox digitalizada, fax e computador por causa da poeira; os meus clientes sumiram, aqui ao lado uma Farmácia e uma Panificadora fecharam as portas”, informa o proprietário da Ótica Greyce, Sr. César Marcos, que fica na esquina da rua da Inveja com a rua Antônio Rayol. Vários carros já caíram num grande buraco que ainda se encontra aberto nesse trecho. A obra é complexa, e os comerciantes afirmam que a empresa que foi contratada para fazer a obra, Empresa Maranhense de Terraplanagem - EMT não tem competência para realizar o trabalho.

Um comentário: