terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Secretário de Turismo esclarece problemas envolvendo sinalização turística da capital

O Blog Cazombando publicou, em 20 de janeiro de 2011, um post intitulado “Sinalização turística de São Luís e entorno apresenta problemas”, onde fala da problemática da nova sinalização turística da capital, que apresenta alguns problemas, tais como a falta de padronização, sobreposição de placas, cores erradas, entre outras. E o Secretário Municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, em resposta a este Blog, expõe os motivos e como está o projeto da Sinalização Turística em São Luís.

Confira abaixo resposta de Liviomar Macatrão:
“Em respeito aos leitores do “Cazombando” e respondendo às dúvidas sobre a falta de sinalização turística ou a falta de padrão de algumas placas que estão sendo fixadas em vias da cidade, destacamos alguns pontos sobre o assunto.

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Trânsito e Tranporte (SMTT), já desenvolve um projeto de Sinalização Turística da cidade há dois anos, ou seja, desde o início da gestão do prefeito João Castelo. O Aporte financeiro para realização do plano é R$ 1.023.750,00 em convênio com o Ministério do Turismo, tendo com intermediador dos valores a Caixa Econômica Federal.

O Projeto de Sinalização Turística foi lançado pelo Prefeito no mês de novembro de 2009 e será realizado em duas etapas, sendo que primeira etapa do plano já está sendo implantada na capital. Seis painéis com informações turísticas já estão dispostos no aeroporto, nas estações rodoviária, ferroviária e hidroviária e outros portões de entrada. O plano ainda contempla a instalação de 25 totens com informações e mapas do Centro Histórico para ajudar na localização dos turistas, além de dez terminais de auto-atendimento, em shoppings e outros pontos, e confecção de 100 mil mapas turísticos, que ficam à disposição de hotéis locais.

A primeira etapa também programou a colocação de 140 placas de sinalização nas principais vias da cidade, como avenidas e ruas que dão acesso às praias locais. Em outro ponto, a SETUR percebeu que empresa licitada – que reconheceu o erro nos trabalhos - não estava obedecendo algumas especificações contidas no Termo de Referência do projeto que tem como base o Guia Brasileiro de Sinalização Turística e imediatamente paralisou a implantação das referidas placas. Das 140 placas, foram implantadas 68 placas no perímetro urbano, que serão corrigidas. Em relação às demais, técnicos da Setur e da empresa executora estudam sua localização.

Em breve, a Setur sinalizará dez rotas de interesse turístico, implantar 58 placas no perímetro urbano, 17 placas na área do Maracanã. Haverá ainda a implantação de 20 placas internas de monumento, 20 placas de interpretativas de região, e 10 placas Direcionais, que serão instaladas no Centro Histórico, com o objetivo de indicar a localização de ruas e monumentos a turistas e comunidade. Ainda: confecção de 80.000 (oitenta mil) mapas de bolsos Georeferenciado (ZCARD) que contempla informações sobre os principais atrativos turísticos de São Luís e os principais serviços utilizados por turistas e comunidade, como: bares, restaurantes, hotéis, pousada dentre outros.

Entendemos que a sinalização de caráter turístico reveste-se de grande importância, pois tem função indicativa e educativa, além de dinamizar e potencializar o setor turístico, tão importante para todos os municípios da Ilha. Estamos trabalhando com afinco na consolidação deste projeto e buscando sempre a excelência na recepção de visitantes em São Luís. Várias pessoas estão mobilizadas em sua execução e em 2012, ano que culminará com o aniversário de 400 anos de São Luís estaremos muito mais avançados em nossos planos turísticos. Agradecemos às opiniões e sugestões pertinentes e construtivas que serviram de base no realinhamento das atividades”.

Secretário Municipal de Turismo
Liviomar Macatrão



PS: O Cazombando acha muito interessante e pertinente as colocações do Secretário Liviomar Macatrão, pois não se admite que empresas que se apresentam com um KNOW-HOW, para executar serviços na capital, são pagas conforme o contratado e o resultado é o que temos nas avenidas e ruas de São Luís, ou seja, serviços executados sem a mínima decência. Parabéns à Secretaria, que detectou os problemas e suspendeu a fixação destas placas até que se corrijam os problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário