quarta-feira, 2 de março de 2011

02 de Março: Dia Nacional do Turismo


A atividade turística é executada pelas pessoas em viagens inferiores a um ano, em locais diferentes dos quais vivem, e que podem contemplar ações de lazer, cultura ou de negócios, dentre outras. Essa definição da Organização Mundial do Turismo, contudo, é bem restrita para abarcar a dimensão desse ramo econômico tão eclético, e que responde mundialmente por 10% do PIB do planeta, movimentando cifras superiores a 3,5 trilhões de dólares, anualmente. Gerador de emprego, o turismo modifica a realidade de qualquer localidade na qual venha a ser implantado.

O Dia Nacional do Turismo é comemorado no Brasil no dia 2 de março. De norte a sul, o país possui um enorme potencial em todas as vertentes de tal segmento econômico. Destaque para as modalidades de turismo de aventura, ecológico, religioso, cultural, literário, dentre outros, que aquecem os setores da economia ligados à hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento, atraindo investimentos e gerando empregos, favorecendo o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população. Dentre tais modalidades, merece destaque o turismo interno, que é bastante praticado em períodos como carnaval.

No Maranhão, o turismo interno realizado em nosso próprio estado oferece atrações que podem ser consumidas mesmo para quem dispõe de poucos recursos. O estado possui o segundo maior litoral do país, com praias limpas e ainda pouco visitadas. A partir do Delta do Parnaíba, merece destaque a cidade de Tutóia. Ali é possível se fazer inúmeros passeios, com banhos nos 20 km de praias lindas como Arpoador e Namorados. Vale a pena visitar também as lagoas da Taboa, Jacaré, Areia e Lagoinha. A comida típica é á base de camarão e peixe. No segmento cultural, é simplesmente imperdível a apreciação da Dança do Caroço de dona Elza, com seu grupo movido pelo batuque das caixas e o som das cabaças, uma dança embalada pela melodia da música e pela criatividade dos versos das toadas.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses já é um destaque internacional. Embora Barreirinhas seja bastante divulgado pela mídia, também integram a área os municípios de Santo Amaro, Primeira Cruz e Humberto de Campos. Em Santo Amaro, a Pousada Areias oferece uma boa estrutura receptiva. Ali, vale a pena conhecer a Lagoa das Gaivotas e realizar uma trilha até o povoado de Betânia, no qual se pode tomar um agradável banho de rio e degustar uma deliciosa galinha de parida.

Na região do Munim, Icatu é um município com forte apelo histórico. Ali aconteceu o primeiro confronto entre portugueses e franceses, que culminaria com a derrota e expulsão destes do Maranhão. Foi construído ali o Forte de Santa Maria, hoje em ruínas, no sítio Guaxenduba. Destaque para os banhos de rios e as praias de Santa Maria e de Papagaio. Nessa região, o município de Morros já conta com razoável infra-estrutura turística, apresentando o conforto de boas pousadas como Quebra Anzol e Dom Cirilo, com piscinas e serviço de restaurante de qualidade, à beira do paradisíaco rio Una.

O turismo é uma atividade democrática, que pode ser usufruída tanto pelos ricos quanto pelas pessoas de baixa renda. Em qualquer situação, movimenta a economia e provoca poucos danos ambientais se for comparado a outras atividades econômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário