sexta-feira, 11 de março de 2011

Executiva fala sobre andamento do Plano Maior de Turismo do MA


Apontar mecanismos e soluções para o desenvolvimento do turismo a longo prazo. Esta é a proposta do Plano Maior 2020 - Plano Estratégico de Turismo do Estado do Maranhão para os próximos dez anos.

Para falar sobre o assunto, o jornal Cazumbá entrevistou Patrícia Sevilha, executiva da empresa Chias Marketing, responsável pela reformulação do plano do Plano Maior de Turismo do Maranhão. Ela aponta as expectativas de desenvolvimento futuro do turismo até 2020 e como esse plano vai dinamizar o turismo local.

Como está o Plano Estratégico de Turismo do Maranhão, ou simplesmente Plano Maior?

Começamos o Plano Maior de Turismo em junho do ano passado. Ele está sendo colocado em prática ao mesmo tempo em que está sendo desenvolvido. É um plano bastante ambicioso, porque são 10 pólos turísticos, que inclui 81 municípios e mais de 400 empresas turísticas.

E como foram levantados os dados para a elaboração do Plano?

Toda a parte de diagnóstico do Plano foi feito com visitas de nossos técnicos a cada um dos municípios, bem como reuniões com o trade. Tivemos entrevistas com 379 empresários de turismo de todo o estado. O Plano fez também cinco pesquisas de demanda, uma delas que a própria Setur faz todos os anos, mas também fizemos pesquisas de opinião com turistas sobre o produto, o estado. Fizemos ainda pesquisas de opinião sobre o estado em sete mercados potenciais, com turistas que viajam muito mas que não foram ao Maranhão, para conhecer a sua motivação. Fizemos entrevistas também com o trade, foram 78 entrevistas. E, ainda, pesquisas com os turistas que visitaram o Maranhão e que não viajam para o estado há mais de cinco anos. Depois, tivemos toda a parte de consolidação dos dados e foi criado, sob a liderança do Secretário Tadeu Palácio, o Conselho Gestor, para que tudo aquilo que está sendo planejado possa ser realmente colocado em prática.

Quais os próximos passos?

Então, terminamos toda essa parte e já trabalhamos a estratégia de futuro, que está sendo finalizado e será apresentado ao Secretário de Turismo para uma aprovação prévia. E, em seguida, se possível, após o carnaval, fazer a apresentação e discussão com o trade do Maranhão e Conselho Estadual.

Esse Plano será trabalhado de 2011 até quando?

O primeiro Plano Maior teve uma projeção de 10 anos e este também terá a mesma projeção. O Brasil passará por uma mudança muito grande no turismo nos próximos anos. Nós temos em 2011, os Jogos Militares. Em 2012, os 400 anos de São Luís. Depois, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo, as Olimpíadas. Tudo isso vai fazer com que o Brasil passe a ter uma projeção mundial, e isso independe do Maranhão ser sede ou não. Todo o Brasil vai ser beneficiado e vai entrar num outro patamar no turismo mundial. Isso traz a coisa boa que é a projeção, mas também faz com que a competitividade tenda a crescer. Há preparação para todos os destinos e isso tem que ser muito forte.

Houve alguma novidade na metodologia do Plano Maior?

A grande novidade é que hoje nós temos que pensar mais na segmentação do turismo do que na regionalização. Um não exclui o outro, mas sob o ponto de vista do mercado turístico, nacional e internacional, o turista não pensa: “Eu vou ao polo dos Lagos e Campos Floridos”, mas pensa: “Quero fazer uma cavalgada, onde eu posso fazer? Nos Lagos e Campos Floridos, no Pantanal, no Pampa Gaúcho”, e aí ele vai escolher. Então, hoje é muito mais a motivação pela atividade que ele quer praticar, pelo tipo de experiência que ele quer viver, do que pelo lugar em si. Dessa forma, quando a gente faz o trabalho de estruturação do produto e promoção, temos que pensar na cabeça do turista, onde essa comunicação vai chegar. E essa comunicação tem que chegar com essa mensagem: “Qual é a experiência que você vai viver nesse lugar”. Então, sempre estruturando pela motivação.

O Maranhão é um produto que tem muitas motivações? O estado tem como competir com os demais?

O Maranhão tem muitas opções de motivações para turistas de todo o mundo. Alguns produtos e lugares, são capazes de atrair 100 pessoas, outros são capazes de atrair milhares. Mas, às vezes você ter 100 pessoas de alto poder aquisitivo e de grande qualidade – no sentido de entender aquilo, preservar a cultura, ouvir as histórias, conhecer as pessoas do lugar, pode valer muito mais que milhares de pessoas que só vão depredar o lugar. Então, essa escolha de mercado focado no turista de qualidade, o Maranhão tem muito produto para isso.

E como está o andamento do Plano de Marketing da capital?

É um Plano muito focado em trabalhar a recuperação da imagem da cidade e, principalmente, melhorar a ocupação hoteleira e fazer com que São Luís possa receber turistas que venham só por São Luís. Então, o foco do Plano é conseguir fazer de São Luís um destino que atraia turistas de qualidade, pois uma pessoa para apreciar São Luís, cujo forte não é praia e sim a cultura local, tem que ser um turista que tenha sensibilidade para isso. O desafio é esse, buscar um mercado que veja uma cidade Patrimônio da Humanidade com a relevância que ela tem.

Há um nicho específico a ser trabalhado?

O de turismo cultural. Eles são os turistas que tem o maior gasto médio, porque o turista de turismo cultural vai em tudo, quer experimentar todo tipo de comida, compra CD, DVD, livros, artesanato. Então, tudo isso é um nicho de mercado bastante forte.

Qual o período de vigência desse Plano? Tem prazo de entrega?

A vigência é de quatro anos. O prazo de entrega é com a Secretaria Municipal de Turismo, que tem o cronograma.

Sabemos que a Chias Marketing está trabalhando um projeto para os 400 anos de São Luís. Você pode adiantar algo?

Ainda não tem nada para ser adiantado. Mas é importante que fique claro que a encomenda especial da governadora é que essa comemoração dos 400 anos de São Luís não seja só uma festa, mas que mude a imagem de São Luís no mundo, e na percepção que o maranhense tem da capital, que ele possa ter orgulho da sua cidade. E, ainda, que essas comemorações sirvam para deixar um legado para as gerações futuras que vão viver e conhecer a cidade.

A Chias Marketing também esta trabalhando o projeto São Luís 400 anos fora do Maranhão. Em que cidades e países?

O Plano Maior está trabalhando o Maranhão no mundo, nos mercados mais importantes. Mas, São Luís é Patrimônio da Humanidade. O mundo inteiro sabe disso, o que falta é que ele seja mais visitado.

A Chias Marketing é uma empresa consolidada no mercado de consultoria, especificamente na área de turismo. Recentemente, o presidente da empresa, Joseph chias, faleceu. Como fica a Chias Marketing no Brasil?

A Chias Marketing continua. O Joseph Chias foi um grande professor, e graças aos ensinamentos que ele nos deu, aprendemos muito bem e hoje temos a missão de dar continuidade a obra e fazer jus a todo o trabalho que ele teve de nos ensinar o que construiu em 30 anos de carreira.

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