terça-feira, 26 de abril de 2011

Destino fatal: Acidentes com turistas em Barreirinhas

Barreirinhas, localizada a 260km de São Luís, é um dos principais Pólos Turísticos e de Lazer do País, principalmente, por ser portão de entrada para os Lençóis Maranhenses - verdadeiro santuário da natureza, com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais.

Apesar da beleza e singularidade, dois fatos desagradáveis ocorreram nesse final de semana envolvendo turistas que visitavam a cidade. Segundo informações apuradas pelo Blog, um toyoteiro bêbado atropelou uma turista nas dunas de Barreirinhas e um carro de um grupo de turistas do estado de São Paulo, que voltava de uma excursão aos Lençóis Maranhenses, capotou na estrada e caiu em um igarapé nas proximidades do município de Humberto de Campos.

Feridos, os turistas foram levados para o Hospital de Humberto de Campos, mas devido a estrutura inadequada do local para prestar atendimento, Raul Melo Jr., 48 anos, veio a falecer. Naquele momento, não havia sequer uma ambulância para transportar os feridos a São Luís. A vítima fatal visitava os Lençóis acompanhado da esposa, filha e genro.

Isso é inadmissível! Onde estão as autoridades competentes para colocar limites? Um bom destino turístico passa também pelo enfrentamento e fiscalização constante a esse tipo de prática. Talvez se tivesse um atendimento de urgência e emergência eficaz bem como profissionais preparados para trabalhar no destino turístico, a vida de Raul Melo Jr. fosse poupada.

Pensemos nisso: A luta por um turismo de qualidade, sustentável, passa por todas essas questões, envolvendo diretamente a qualidade de vida em todos os aspectos e relações bem construídas com os outros.

3 comentários:

  1. Obrigado pelo post para tentar conscientizar as pessoas. Raul era meu padrasto, é uma perda enorme para nossa família. Graças a Deus minha irmã, meu cunhado e minha mãe passam bem! Porém mais uma vez mostrando a falta de qualidade de atendimento, o raio-x feito na coluna de minhã mae foi analisado pelos médicos da região dizendo que não houve nada! Ao levá-la em um dos melhores hospitais de São Paulo, descobri que ela havia fraturado a coluna cervical. Graças a Deus passou bem pela cirurgia ontem e estão todos bem! Infelizmente tivemos uma grande perda e as autoridades deverias ser mais prestativas, pois meu cunhado (genro do Raul) tenteu chamar um helicóptero no qual o policial insistia nele abrir uma ficha de ocorrencia, em vez de simplesmente atender ao chamado e depois fazer a parte burocrática. Infelizmente só os políticos corruptos e os quais merecem morrer de verdade é que são salvos pela polícia nessas horas! Obrigado pela conscientização! Espero que quem leia isso sinta e reflita na dor que eu e minha família estamos sentindo! Na qual um simples feriado de diversão acabou numa tragédia que marca nossas vidas para sempre daqui em diante! Outra informação que não foi dita é que o acidente foi causado por causa de uma inconscequente que atravessou a estrada a pé correndo, no qual ao desviar eles capotaram o carro! Por favor...ponham a mão na consciencia! Não é apenas a sua vida em risco...e sim a de pessoas boas, que para tentar salvar uma idiota, cedem a própria.
    Obrigado!
    Ronaldo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é uma vergonha!onde estão as autoridades que não trabalham em prol da melhoria do estado?Apesar de ser Maranhense,não concordo com o descaso das autoridades Maranhenses!!Sinto muito pelo o que aconteceu com sua famíla Ronaldo.

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu concordo com a intenção do post esclarecendo a notícia, pois devemos deixar sociedade e poder públicos cientes de que existem algumas pessoas que prestam atenção ao fato de estarem sendo desenvolvidos pólos turísticos sem o mínimo de infra-estrutura necessária para que haja sucesso da atividade turística a ser exercida ali. Aproveito a oportunidade para lamentar que a iniciativa privada e o poder público ainda não tenham observado que qualquer local do mundo, se oferecer boas condições de vida à população local ( pelo menos no que diz respeito ao fornecimento dos direitos básicos) poderá se tornar um bom destino turístico.
    Mas devo admitir que me assustei ao ler a declaração da parente da vítima ao dizer: “Outra informação que não foi dita é que o acidente foi causado por causa de uma inconsequente que atravessou a estrada a pé correndo, no qual ao desviar eles capotaram o carro! Por favor...ponham a mão na consciencia! Não é apenas a sua vida em risco...e sim a de PESSOAS BOAS, que para tentar SALVAR A VIDA DE UMA IDIOTA , cedem a própria.”
    Bom, entendo que você está passando por um momento difícil que é a perda de um ente querido, e dedico meus sinceros pêsames a você. Mas devo alerta-la de que toda vida a ser salva, seja ela de um nativo de cultura diferente da sua, seja de um indigente, do seu arquiinimigo pessoal ou até mesmo de um homicida, continua sendo uma vida a ser salva. Que por mais que por uma fatalidade, ao salvar a vida dessa pessoa seu ente querido tenha falecido, não significa que você tenha o direito (concedido por sua dor) de classificar aquele ser como idiota ou sem valor.

    Paz e bem para todos.

    ResponderExcluir