quarta-feira, 13 de abril de 2011

Palácio quer desburocratizar processos e agilizar ações

O secretário de Estado de Turismo, Tadeu Palácio, já conhece algumas cidades brasileiras onde uma empresa operacionaliza e faz acontecer os projetos da pasta.


A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) idealiza um modelo administrativo que contempla a criação de uma instância paralela para desburocratizar os processos da pasta. O objetivo é dar seguimento aos projetos com maior celeridade, para que as ações que visam o desenvolvimento do Turismo no Estado não fiquem emperradas por causa da burocracia da administração pública.

De acordo com o secretário Tadeu Palácio, a problemática da burocratização que acaba, muitas vezes, não permitindo que as ações planejadas aconteçam, não é vivenciada apenas no Maranhão, mas em todo o Brasil. Alguns Estados conseguiram contornar os trâmites sem, no entanto, cometer delitos administrativos. Para isso, criaram uma espécie de agência que operacionaliza os projetos e uma parte dos recursos destinados ao setor.

“Estamos verificando em outras cidades o que pode ser feito no sentido de desburocratizar os processos. Queremos resolver essa dificuldade que vivemos aqui no Maranhão, não por falta de vontade política da governadora Roseana Sarney, mas por questões de cunho administrativo e burocrático”, defende o secretário.

Com essa troca de experiências que já está acontecendo, a Setur vislumbra a criação de um modelo administrativo na pasta do Turismo similar aos que existem e estão dando certo no País. “Em Santa Catarina, por exemplo, a Secretária de Turismo trabalha paralela a uma empresa que detém o seu Fundo Estadual de Turismo, operando o mesmo com mais dinamicidade e rapidez para atender as obrigações que devem ser realizadas no sentido de melhorar a visibilidade turística da região. Lá, as ações acontecem no tempo planejado e assim, fica bem mais fácil cumprir o programa de governo relacionado ao desenvolvimento do turismo”, acredita Tadeu Palácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário