quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ponto turístico de São Luís está abandonado e sem conservação


Apesar de chamar atenção pelas referências históricas, a Pedra da Memória, situada na avenida Beira-Mar, próxima ao Palácio dos Leões, está a cada dia se deteriorando. Resultado do descaso das autoridades competentes e, principalmente, do vandalismo.

Abandonado e sem conservação, o marco histórico de São Luís - construído em homenagem à maioridade do Imperador Dom Pedro II - há tempos virou alvo do vandalismo com depedrações e pichações.

Logo ao lado, também na Beira-Mar, o histórico coreto agora serve de moradia para sem-tetos e as grades na mureta de proteção viraram varais improvisados. O monumento ou pirâmide de Beckman, que fica entre a rua 15 de novembro e a avenida Beira-Mar, também sofre com o descaso do poder público. No centro de uma praça suja, o obelisco que marca o lugar onde, em 1685, enforcaram Manoel Beckman e seu companheiro Jorge de Sampaio, por lutarem contra o monopólio mantido pela Companhia de Comércio do Maranhão e Grão-Pará, da coroa portuguesa, está sem nenhuma inscrição que conte a sua história e com rachaduras na base.

A prefeitura precisa fazer algo urgente para mudar essa situação e buscar alternativas para dar o mínimo de dignidade a esses locais, que passaram a ser um cartão postal nada convidativo.

Um comentário:

  1. É triste o descaso com nossos monumentos, ruas, praças e, mais ainda, com nossa história, nossa cultura, nossas tradições. Pouco estão ligando para o estado em que se encontram nossos marcos comemorativos, como acontece com a Pedra da Memória e com o obelisco a Beckman. Pergunto: onde foram parar os dois canhões que por muitos anos ladearam a Pedra? E por que há a necessidade de uma placa indicativa daquele monumento tão grande (quase chega a esconder o próprio monumento) e de tanto malgosto? Mais uma pergunta: o Estado e o Município possuem secretarias de turismo, cultura ou coisa que o valha? Se têm, o que fazem seus titulares?
    Ficam as perguntas que, certamente, não terão resposta.

    ResponderExcluir