terça-feira, 24 de maio de 2011

São Luís e a realidade que não aparece nas propagandas

Temos visto várias propagandas por aí, dizendo que nossa cidade está uma beleza, um canteiro de obras. Mas a realidade é outra. Longe de obter melhorias, as ruas estão cada vez piores. Lama e buracos tomam conta das vias públicas, principalmente nas áreas mais afastadas do centro da cidade. Como tem ocorrido todos os anos, com a chegada do período chuvoso, a situação piora, e a prefeitura não consegue manter as vias lisas e adequadas para o trânsito.

Veja alguns flagrantes do descaso:

SÃO CRISTOVÃO
Foto: Bianca All Aranha

TAMBAU
Foto: Wellington

PAÇO DO LUMIAR
Paço do Lumiar continua pedindo SOCORRO às autoridades. Essa é a condição da estrada do Sitio Grande (acesso a São Luís pelo Parque Vitória). A prefeitura NUNCA fez nenhuma obra eficiente para resolver esse problema que é antigo. Ao contrário, manda jogar um material que se transforma em "lama".

Foto: João Bosco Reis Silveira

MAIS
Os buracos espalhados pelas ruas da cidade se tornam verdadeiras armadilhas para os motoristas, principalmente à noite, quando os cuidados devem ser redobrados.Veja mais alguns flagras:



WikiBuracosMA
Incomodados com a situação das ruas e avenidas em São Luís (MA), moradores espalharam pela internet seus protestos isolados contra os buracos que tomam conta do asfalto da capital há pelo menos seis meses. Sites, blogs e perfis em redes sociais foram os caminhos encontrados por alguns maranhenses que veem na exposição pública a forma mais rápida para solucionar os problemas.

Arnaldo Lindoso, 31, consultor de projetos na área jurídica, criou o “WikiBuracosMA” com inspiração em um projeto do professor da Universidade de Fortaleza Vasco Furtado, o "Wikicrimes". Hospedado no site de aplicações colaborativas WikiMapps, o projeto de Lindoso mapeia buracos em todo o Estado do Maranhão através da participação dos usuários. Lá é possível marcar as ruas e os pontos de buracos, adicionar fotos e ainda mandar um alerta para pessoas que tenham login nessa página de relacionamento sobre a situação da rua.

Os pontos de buracos são marcados com alfinetes. O site conta ainda com funcionalidades típicas de uma rede social, pois as pessoas podem comentar, votar e indicar as informações registradas, identificar marcadores de amigos e ainda adicionar um usuário como amigo.

“Não quero mostrar de quem é a competência daquele problema naquela determinada região. Quero apenas mostrar ao órgão que for competente o que é necessário ser feito”, afirma Lindoso. “Tem uma cratera na porta da minha casa. Se eu entrar com ação judicial, não sei quando vou receber”, completa.

O consultor já teve de arcar com os custos de conserto de um veículo, que teve problemas em um dos eixos ao cair em buraco na região central da cidade. “Nunca procurei denunciar o caso. Só optei por mapear o buraco e compartilhar essa informação”, diz.

Na descrição da página, o mapa dos buracos do Estado é oferecido à população como uma ferramenta “para evitar acidentes”. A apresentação também pede aos internautas que colaborem com sugestões. “Trata-se de um projeto de utilidade pública, aberto para todos os municípios do Maranhão”, conclui Lindoso.

O WikiBuracosMA pode ser acessado no link: http://wikimapps.com/index.php/a/buracosma#

Minha terra tem Buracos
Não sei quem foi o autor dessa poesia, mas é muito criativa e reflete sem dúvida a atual situação da infraestrutura de São Luís. Confira!

Minha terra tem buracos
Onde meu pneu pode estourar
As valas que vivem cheias
Parece que ficam a me mirar

Nosso asfaltos tem mais crateras
Nosso céu não tem mais cores
Nosso estado é de miséria
A miséria dos horrores

Ao resmungar sozinha, de dia
Mais um buraco encontro eu lá
E sentada no chão quente
Fico a espera de um borracheiro chegar

Minha terra tem amores
Só não sei onde foi parar
A resmungar, sozinha, de dia
Lá vai mais em mais um buraco eu entrar

Minha terra tem descaso
Porque CASTELO foi mandar
Não permita Deus que eu morra
Sem ver minha terra melhorar
Sem que eu desfrute as belezas
Da ilha do mará
Pra que eu possa admirar as palmeiras
Sem ter uma vala a me esperar.

Um comentário:

  1. A adaptação da Poesia é de Rosalice Guterres. Ela postou no facebook e depois ganhou o mundo.

    http://caostelo.blogspot.com/2011/05/minha-terra-tem-buracos.html

    ResponderExcluir