quarta-feira, 25 de maio de 2011

SÉRIE MARANHÃO ADENTRO: Dez motivos para ir aos Lençóis Maranhenses


Uma das paisagens mais bonitas do Brasil para os amantes da natureza é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Se você acha o Maranhão longe demais, fique por dentro de dez motivos para não deixar de pisar nesse santuário ecológico.

1 – Conhecer um paraíso

Sem exagero. Pisar nas areias que ocupam 155 mil hectares do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é como estar no paraíso. Dunas, lagoas, manguezais e rios se juntam nesse cenário belíssimo localizado no litoral oriental do Maranhão.

2 – Tomar banho de lagoa no meio de um “deserto”

Os Lençóis Maranhenses são o único deserto do mundo cercado de lagoas. Elas são as grandes atrações do passeio pelas dunas. De março a maio, é o período de chuvas, o que faz com que nessa época e logo depois dela todas as lagoas estejam cheias. Uma delas, a Lagoa dos Peixes, nunca seca e é grande e funda, fazendo a alegria de todos os turistas, em qualquer época do ano.

3 – Ver bem de perto a Lagoa Azul

Se a Lagoa Azul estiver cheia, vale a visita. O transporte até ela é feita de carro de tração, por meio de trilhas, atravessando um povoado e com duração de duas horas (ida e volta). Mas o lugar é simplesmente lindo e o banho, maravilhoso.

4 – Ficar longe do estresse

Não tem como pensar em estresse e em problemas da vida cotidiana estando no meio de tanta beleza natural. Se você conseguir, cuidado: seu nível de estresse está mesmo alto!

5 – Tomar banho no Rio Preguiças

O Rio Preguiças margeia o Parque dos Lençóis e desemboca no Oceano Atlântico. Aproveite a sua passagem por Barreirinhas, porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, para tomar um banho no rio. O rio é profundo e os cuidados básicos devem ser tomados.

6 – Comprar o belo artesanato local

Em Barreirinhas, você pode encontrar muitas lojinhas de artesanato, com peças feitas da palha da palmeira de buriti. Tem brinco, bolsa, pulseira, objetos de decoração, entre outras peças.

7 – Subir no Farol Preguiças

O Farol Preguiças, mais conhecido como Farol de Mandacaru, nome do povoado que o abriga, pode ser visitado diariamente. Ele fecha pro almoço e crianças só sobem acompanhadas pelos responsáveis. São 160 degraus até o topo, a 35 metros do chão e de onde se avista o povoado, o rio, o mar e quase toda a extensão dos Lençóis.

8 – Passear de voadeira pelo Rio Preguiças

O passeio de lancha é imperdível. Entre as paradas obrigatórias estão as dunas do caminho, como as de Vassouras, onde ficam os Pequenos Lençóis, e as comunidades de Caburé, Atins e Mandacaru.

9 – Ver o pôr-do-sol nas dunas

Quem opta por fazer o passeio aos Lençóis de tarde é brindado com um belo pôr-do-sol, visto de um ponto já perto do local por onde o passeio começa e termina.

10 – Experimentar as delícias do Maranhão

Durante a viagem, você pode experimentar os peixes da região, além de outros pratos típicos. Os poucos restaurantes do povoado de Caburé têm estrutura e cardápio farto. Como sobremesa, o creme de bacuri é indispensável. Ah, e não deixe de pedir o famoso Guaraná Jesus, que só tem no Maranhão.

Próxima cidade da Série Maranhão Adentro: Um dia em São Luís(fotos e informações sobre sua cidade envie-nos para: cazombando@gmail.com ou jcazumba@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário