sexta-feira, 27 de maio de 2011

Uma rua de grandes histórias

A Rua Grande se tornou uma referência inigualável de história, cultura e economia para São Luís.

Por Lidiane Corrêa
Palmas, gritos, assobios, músicas e muitas pessoas. Essa é a realidade da Rua Grande em São Luís, principal área do comercio formal e informal da capital. Quem passa por ela todos os dias não percebe a importância cultural, histórica e comercial que a mesma representa para a sociedade. A Rua Grande conserva traços peculiares que remonta a história de nossa memória social, que a cada dia se esvaece pelo tempo.

O que poucas pessoas sabem é que, a rua tem início no Largo do Carmo, próximo à Praça João Lisboa, e termino no Canto da Fabril, e não o inverso, como se ouve. Por todo esse corredor pode-se encontrar de lojas comerciais a Faculdades, uma variedades de serviços públicos e particulares em toda a sua extensão.

HISTÓRIA
Nos primórdios de sua existência, a Rua Grande fora batizada com vários nomes, entre eles: Caminho Grande e Rua Oswaldo Cruz, este último, ainda bastante utilizado em endereços de correspondências, mapas e listas telefônicas.

Nos séculos XIX e XX, a rua era destaque na cidade, pois eram em seu calçamento de paralelepípedos que desfilavam as beldades da burguesia da antiga São Luís, das magníficas quintas e chácaras com pomares, árvores frutíferas e jardins com “repuxos” de louças e tanques azulejados no melhor estilo dos solares portugueses.

MORADORES ILUSTRES
No momento nostálgico da literatura maranhense e brasileira, fixaram residência na Rua Grande, nos séculos passados, figuras históricas como, Catulo da Paixão Cearense, Manuel Odorico Mendes, Gentil Homem Braga e Ana Jansen. Alguns deles eram proprietários e muitas vezes hóspedes de famílias tradicionais moradoras da rua.

COMÉRCIO
Há aproximadamente noventa anos o cenário da Rua Grande vem sofrendo inúmeras alterações, esse processo de transição é facilmente percebido na arquitetura dos solares e casarões. Onde anteriormente predominava a beleza das moradias e a calmaria dos passeios de fim de tarde, hoje a realidade é de um pólo comercial, onde as transações e negociadas são computadas a todo vapor e a movimentação de pessoas é intensa.

A Rua Grande é considerada um “shopping a céu aberto”, pois o seu passeio comporta várias lojas de diversos seguimentos, e passam por ali diariamente milhares de pessoas, seja para comprar ou para trabalhar.

Durante as datas comemorativas, uma multidão invade a Rua Grande em busca de uma opção de presente. No comercio ambulante ou nas grandes lojas, a certeza de que o ambiente é o ideal para compras.

Em meio às suntuosas e sofisticadas lojas de departamento, ainda podem ser encontradas residências, é o caso das Lojas Marisa de nº 1. Reside na parte posterior da loja a folclorista Terezinha Jansen, a casa é uma herança de sua bisavó, a mitológica Ana Jansen.

No Edifício Caiçara, poucos apartamentos ainda são utilizados como residências. Atualmente 90% dos apartamentos foram transformados em salas comerciais, além de o mesmo carregar em sua história um currículo de muitas mortes violentas e misteriosas, estórias e lendas.

DESCARACTERIZAÇÃO
Pela rapidez que o comercio ludovicense foi se adequando à arquitetura colonial portuguesa dos casarões, a descaracterização foi tomando formas modernas e contemporâneas dos imóveis históricos da Rua Grande. A exemplo, o imóvel número 132, nele funcionou durante o século XX, o Cine Éden, um dos principais cinemas de São Luís.

O imóvel hoje é uma das franquias das Lojas Marisa nº2. Na sua primeira reforma para comportar peças do vestuário feminino, foram retiradas todos os móveis e acessórios que o identificasse como um cinema e o espaço foi compreendido por peças de vestuário, cabides, computadores. Na última reforma realizada há seis meses, foi retomada através de manequins vestidos com modelos de época a história do lugar.

Esse é só um demonstrativo de vários outros imóveis que estão perdendo a sua identidade histórica e arquitetônica diante da modernização e do escamoteamento da história de nossos antepassados.

Apesar das mudanças radicais a qual foi submetida, a Rua Grande é hoje, sinônimo de movimentação de lucro para São Luís, emprego, alegria, satisfação e indiscutivelmente a comprovação real de um lugar vivo que mesmo com aspectos do modernismo ainda “respira” história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário