terça-feira, 14 de junho de 2011

Por que não começar do zero?

O turismo do Maranhão, ou melhor, a inoperância e inércia do Governo do Estado em proporcionar infraestrutura aos pólos turísticos importantes, como Barreirinhas e Alcântara, foi destaque de hoje na Assembléia Legislativa.

Se a palavra tivesse vindo da oposição, normal. Mas a questão foi levantada pelo próprio líder do governo, deputado Manoel Ribeiro (PTB) que, num rompante de lucidez, percebeu (somente hoje!) o que está escancarado e às vistas de todo e qualquer cidadão maranhense ou turista: a falta de investimentos governamentais no turismo do Maranhão.

Não é por menos que, segundo o Turismólogo Fábio Henrique Farias Carvalho, em participação na Rádio Capital AM na última semana, comentou que todas as faculdades particulares de São Luís fecharam seus cursos de Turismo. Quem quiser agora se formar na área, só mesmo na Universidade Federal do Maranhão (Ufma). O motivo? Justamente o que o nobre parlamentar Manoel Ribeiro testemunhou na tribuna hoje: falta total de investimento no setor.

O deputado Manoel Ribeiro ganhou aliados e os discursos ficaram mais acalorados na manhã desta terça-feira na “casa do poder”. Teve parlamentar que até gritou do lado de lá e disparou: “Que se esqueça tudo o que foi feito e que o turismo no Maranhão volte à estaca zero!”. Outro ressaltou o descaso com a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses: “Existem várias palavras em português que eu poderia dizer aqui para o que está acontecendo com Barreirinhas: vergonha, inércia, incúria, incompetência …”.

O engraçado é que os comentários, em sua maioria, partiram da bancada governista. Tiro no pé? Fogo amigo? Não sei. O fato é que ontem mesmo, a governadora disse em alto e bom som no Ministério do Turismo, quando assinava convênios com o ministro Pedro Novaes para revitalização do Palacete Gentil Braga e investimentos locais do Programa Nacional de Desenvolvimento do turismo (Prodetur): “O turismo é uma das prioridades do nosso governo, pois é um setor consolidado no Estado, que gera trabalho e renda, e é importante que busquemos mais investimentos para incrementar a atividade”.

Consolidado, governadora? Incrementar? O que se sabe é que se incrementa e se melhora o que já existe. E no caso do Turismo do Maranhão.... Talvez o melhor seja mesmo seguir a sugestão do deputado Antônio Pereira (DEM): “esquecer tudo e se partir do zero”.

Uma sugestão é, de repente, o governo descer do salto e ouvir quem faz turismo no Estado, quem trabalha diretamente na área e lida continuamente com as deficiências e dificuldades do setor. Não se consegue fazer nada, muito menos empreender, porque o Estado é totalmente ausente e incapaz.

Já foram fechados os cursos de turismo das faculdades, muitos empregos foram e estão sendo perdidos por falta de turistas em nossas cidades e os poucos que se aventuram a vir para cá, vem atraídos pelo turismo de eventos, isto é, os poucos minguados eventos que alguns abnegados do trade local, tem conseguido captar, fazendo das tripas coração, prometendo mundos e fundos para atrair eventos para o Maranhão e, ao final, muitos destes turistas saem falando mal da falta dos principais destinos maranhenses e sua falta de infraestrutura.

Quando se trata de promoção do destino Maranhão, a coisa é muito mais séria. Não se vê divulgação do Estado em mídias nacionais, ou melhor, o governo até faz esporadicamente, esquecendo que um destino precisa ser colocado nas prateleiras do mercado diuturnamente.

Outra deficiência do governo em relação ao turismo é a maneira como trata quem trabalha com a divulgação das belezas do Estado. A falta de acessibilidade a algumas secretarias e, em especial, a Secretaria de Comunicação (SECOM) é quase impossivel para pessoas comuns ou que não reze na cartilha do governo.

Já se passaram mais de dois anos do retorno da governadora Roseana ao comando do Maranhão e até hoje tentamos uma parceria com a SECOM, mas sem êxito. Até mesmo uma entrevista para ouvir a governadora, sobre seus projetos e ideias para o turismo do Estado, falar do Plano Maior, que foi contratado a peso de ouro, com validade 2010 a 2020, e até agora não foi implementado.

O Jornal Cazumbá, como único Jornal especializado em turismo do Estado, com 10 anos de atuação,retratando as belezas, costumes e bem receber do maranhense e, sempre que pode estar presente nas principais feiras e eventos de Turismo do Brasil, levando a mensagem de que o Maranhão é um Estado sem igual, com atrativos únicos e de uma gente que recebe como ninguém. Mas, mesmo assim não é reconhecido pelo governo.

Assim é difícil, fazer promoção e trazer turistas para este Estado. Talvez com o brado dado da tribuna da Assembléia Legislativa do Estado, por parlamentares que dá sustentação ao próprio governo, ainda dê tempo para um bom (re)começo. Vale à pena, ao menos, tentar!

Um comentário:

  1. bom dia amigos vamos trocar de link meu blog www.chocolatepaparazzo.blogspot.com abraço

    ResponderExcluir