sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sebrae elabora estudo para roteiro gastronômico da Rota das Emoções




A riqueza das belas paisagens naturais, aliada à diversidade de sabores, inspirou a equipe técnica do Sebrae a elaborar o estudo Identidade Gastronômica da Rota das Emoções — Jeri-Delta-Lençóis. De posse dos dados e depois de feitas todas as análises, a ideia agora é criar um subproduto turístico para promover ainda mais o lugar: o roteiro gastronômico da Rota das Emoções.

O roteiro deverá ser incorporado pelas agências parceiras, especialmente aquelas que estão vinculadas ao projeto Economia da Experiência, onde o visitante tem a oportunidade de participar e interagir com os produtos que lhes são ofertados. Mais do que um cardápio de delícias, o roteiro gastronômico da Rota vai reunir a história, a cultura e os saberes do território, que abrange 16 municípios dos três estados – Maranhão, Piauí e Ceará.

Costumes de cada elemento formador da população brasileira influenciaram a culinária do lugar. Dos índios, a mandioca e seus derivados (farinha, beiju, paçoca e pirões), as frutas tropicais, o pescado (peixes e crustáceos), a caça, o milho e o uso da pimenta. Dos africanos, a incorporada tradição brasileira do arroz com feijão, o cuscuz, o azeite de dendê e leite de coco, a caça, ovinos e caprinos e também pescados. E dos europeus, a herança está principalmente na farinha de trigo e todas as suas formas de utilização: bolos, massas, pizzas; carnes salgadas, batatas, feijão fradinho, carne de gado, frutas como jaca e manga, sucos, doces e compotas.

Além das influências dos povos formadores, os municípios que integram o território da Rota das Emoções vêm recebendo modos e modas culinárias dos visitantes de outros países que se fixaram no Brasil. “Há uma enorme diversificação de ingredientes, pratos, formas de fazer, costumes e maneiras de consumo trazidos pelos ‘novos colonizadores’, ampliando ainda mais a complexa gastronomia predominante no roteiro turístico”, afirma a consultora Marisol Modolo, responsável pela consolidação de dados do estudo Identidade Gastronômica.

O trabalho, que integra o Projeto Rota das Emoções e sua Competitividade no Mercado, abrange ainda a ambientação dos estabelecimentos e a introdução das manifestações culturais como forma de agregar valor ao produto turístico.

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