quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Fonte do Ribeirão é imagem do descaso

Considerada como um dos mais tradicionais pontos turísticos de São Luís, a Fonte do Ribeirão está abandonada. Localizada em frente à Fundação Municipal de Cultura (Func), entre as ruas dos Afogados e das Barrocas, no Centro, o local está malconservado. Lixo, roupas velhas, sandálias, limo e até fezes humanas são vistas na parte interna e externa da fonte.

A pintura está desbotada e não jorra mais água das carrancas, por causa de entupimento nos canos, faltam iluminação e coletores de lixo, conforme reclamação de quem reside na área e frequenta o local constantemente.

O guia de turismo Simão Sirineu Ramos denunciou a precariedade em que se encontram os pontos históricos da capital, em especial a Fonte do Ribeirão. "Trabalho há anos como guia de turismo e é um descaso como está o nosso Centro Histórico e a nossa fonte. É um desrespeito para nós e para quem visita nossa cidade. Os turistas reclamam muito da falta de limpeza. É preciso que alguma providência seja tomada", disse.

Segundo alguns comerciantes, com a falta de iluminação na Fonte do Ribeirão, o lugar está servindo de esconderijo para marginais e usuários de drogas. O turista Reginaldo Costa, de Belém, lamentou a falta de cuidados. "É uma tristeza que a Fonte do Ribeirão esteja nestas condições, é a primeira vez que venho aqui e percebi que não existe limpeza nos pontos históricos. Poderia ter pessoas cumprindo pena alternativa e mantendo a higienização e segurança do local", frisou.

Já a paulista Cristina Lopes, que morou em São Luís por dois meses, disse estar decepcionada com o abandono em que se encontra a Fonte do Ribeirão. "Na época que morei aqui, a fonte era limpa, bem cuidada. Hoje, está esquecida", lamentou.

Sem resposta - De acordo com o comerciante João Campos, a reclamação sobre a falta de reparos já foi feita ao Município, mas não houve resposta para o caso. "Já reclamamos para a Prefeitura sobre os problemas que existem aqui, mas até hoje nada foi feito", contou. Segundo ele, guardas municipais poderiam fazer a segurança na área para evitar que usuários de drogas consumam entorpecentes no lugar, o que acontece diariamente.

Sobre a conservação da Fonte do Ribeirão, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), desenvolveu projeto de restauração e iluminação artística do local, já aprovado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Caixa Econômica Federal. Os recursos são provenientes do Governo Federal. O projeto aguarda agora o início do processo de licitação para a execução dos serviços.

Já sobre a iluminação na Fonte do Ribeirão, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que vai enviar uma equipe da Citeluz ao local, no período da noite, quando é possível verificar os problemas apresentados no sistema de iluminação do local e, casso seja detectado algum problema, tomará as providências necessárias.

Fonte: Jornal O Estado do MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário