sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Fornatur divulga carta de apoio ao Ministério do Turismo

Documento elaborado por secretários e dirigentes estaduais destaca a importância da pasta e cobra apuração justa dos fatos.
Brasília, 16 de agosto de 2011
"O TURISMO É MAIOR"
O turismo brasileiro é maior que eventuais erros ou equívocos administrativos. Ele representa cerca de sete milhões de empregos, R$ 75 bilhões de receita e movimenta uma cadeia produtiva de mais de 52 elos com quase todos setores da economia.
Através do turismo, o Brasil se relaciona com dezenas de países em todo o mundo como destinos ou mercados emissivos. E, além de constituir o 4º item da pauta de exportações brasileiras, o setor contribui decisivamente na atração de investimentos internacionais.
Assim, é que os secretários e dirigentes estaduais de turismo manifestam sua profunda inquietação com a possibilidade de uma redução do ritmo de funcionamento dos órgãos federais de turismo, em decorrência dos processos de investigação vigentes. Menos pelo volume de recursos, de convênios e financiamentos pelo Ministério do Turismo e mais pela saudável e produtiva interface permanente dos setores público e privado na atividade turística. Medidas paralisadoras das atividades do Ministério longe de atenuar os efeitos da óbvia crise administrativa ministerial poderão agravá-la.
Desde sua criação em 2003, o Ministério do Turismo tem atuado de forma estratégica para o desenvolvimento da atividade no Brasil, através da construção e implementação de políticas públicas próprias para o setor, que teve sua criação comemorada pelas diversas organizações ligadas ao turismo, tendo em vista a perspectiva de fortalecimento dos setores que formam essa cadeia produtiva no País.
Como órgão oficial de turismo em âmbito nacional, a principal atribuição deste ministério é gerir o desenvolvimento do turismo no Brasil. Para isso, em abril de 2003, lançou o seu Plano Nacional 2003-2007, cuja implementação o consolidou como articulador do processo de integração dos diversos atores do turismo, tendo sido fundamental para que a atividade espontasse como um dos fatores de construção da cidadania e de integração social, em consonância com as políticas federais, o que se consolidou nos planos subseqüentes.
Além disso, o Ministério do Turismo tornou-se um importante instrumento para a gestão descentralizada e participativa da atividade turística, incentivando a criação de fóruns de discussão entre o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor em todo o território nacional.
Conhecedores do funcionamento e da estrutura do Ministério do Turismo, temos plena ciência e profunda convicção sobre a honrabilidade e correção da maioria esmagadora de seus servidores. O corpo técnico do MTur é parte do patrimônio turístico brasileiro.
Entendemos também que o ministro Pedro Novais e os auxiliares que com ele entraram no ministério há pouco mais de três meses não podem deixar de merecer a confiança dos parceiros públicos e privados do MTur, inclusive os Secretários e Dirigentes de Turismo de Estados.
Assim é que como cidadãos e gestores públicos, conclamamos as autoridades responsáveis pela apuraçde eventuais crimes ou irregularidades a agirem com o máximo rigor e com a maior velocidade possível, para punir os verdadeiros culpados e retirar do ambiente do turismo a nuvem da suspeição e a sombra da paralisação.
São empregos, renda e riqueza da sociedade brasileira que dependem da agenda positiva do turismo e da correta percepção de que o turismo é um setor estratégico para desenvolvimento socioeconômico do pais.
Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário