sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O sorriso não tem sotaque

No atendimento ao nosso turista internacional é imprescindível que se tenha o conhecimento de uma segunda ou terceira língua, além daquela que se fala em casa.

No entanto, mais do que saber línguas o fator surpresa pode ser o grande diferencial. Sempre podemos fazer algo mais que não está escrito no programa, e sorrir, que é uma ação inerente de todo ser humano, é um desses diferenciais. Sorrir, sorrir, sorrir, e conseguir dar no atendimento às pessoas aquele toque amistoso que é irresistível. Seja bem vindo!

Por isso, recomendamos aos nossos alunos que sempre pensem no inusitado, aquele algo mais que podemos fazer e que, sempre, impactará nosso turista e visitante fazendo com que eles jamais esqueça essa sutileza, esse detalhe, em forma de alegria.

Diante dos grandes eventos que se prenunciam no horizonte do país, devemos nos preocupar com o que pode acontecer sem os cuidados que deverão ser tomados com a grande quantidade de pessoas que virá para cá, pois não temos histórico no receptivo de grandes multidões.

Destacamos o uso de idiomas estrangeiros, sobretudo o inglês, que o trabalhador do turismo deverá dominar para fazer-se entender, com precisão, agudeza e rapidez. Sem malabarismos verbais ou inglês macarrônico.

Reação Química - uma grande união de elementos humanos nos aguarda. Europeus, asiáticos, africanos, latinoamericanos, povos, culturas com seus conhecimentos os mais variados, os seus usos e costumes estarão aqui.

Uma grande massa variada de conceitos, modos de vida, conhecimentos, religiões, formarão uma grande e inteligente “reação química” como jamais foi vista no Mundo. A Copa do Mundo e as Olímpíadas no Brasil representam esse caldeirão cultural com seus elementos reagentes e outros nem tanto.

Mas, e há sempre um mas, nos espera um grande compromisso que ninguém sabe o tamanho: apresentar ao mundo, mostrar ao planeta que nos veio visitar o grande salto que demos em questão relacionada à hospitalidade e bem receber. Temos que dar exemplo do carinho, da gentileza, da atenção e da presteza com o outro.

Somos essa química de raças e credos que deu certo. Somos esse povo loiro, moreno, mestiço, negro, índio, que sorri. Sorri e é entendido por todo o planeta, pois o sorriso não tem sotaque.

Autor: Professor Moura Lacerda (diretor-presidente da ABL - Centro de Treinamento Avançado de Turismo - www.ableassociados.com.br/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário