quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O turismo do Maranhão e as novas possibilidades

O turismo é uma instituição que congrega diversos agentes: do vendedor de coco, passando pelo taxista ao guia de turismo. Segundo estudiosos do setor, são mais de sessenta categorias unidas em prol de um segmento. Estima-se que seja a segunda maior indústria do planeta, perdendo somente para a indústria armamentista.

Mesmo com todo esse potencial, a atividade ainda não é encarada como prioridade pelo governo e pelo próprio setor da cadeia produtiva local, que muitas das vezes tem atuado de maneira dessincronizada. Assim tem sido. O Estado não se entende com o município, que também não se entende com o trade, aonde, cada um puxa para um lado, numa espécie de “samba do crioulo doido”.

É bem verdade, que como em qualquer atividade, os participantes têm interesses variados e atuam mediante ações distintas ou em sintonia, mas, “se a farinha for pouca, o meu pirão primeiro” e com isso, ficamos patinando em números pífios e equipamentos sucateados. Que digam o Aeroporto Marechal da Cunha Machado e a BR 135, única via de acesso a capital maranhense e a falta de balneabilidade das praias de São Luís, entre outras.

Mas, visando equacionar estes e outros problemas do setor, o governo Roseana, nomeou Jurandir Ferro do lago Filho, como novo Secretário de Turismo do Maranhão. Jura Filho, como é conhecido, traz consigo uma folha corrida de serviços prestados ao Estado, além de muita vontade de desenvolver as políticas já pensadas pelo governo, entre elas, a implementação da segunda versão do Plano Maior de Desenvolvimento do Turismo do Maranhão – O Plano Maior II, que já está concluído.

Em conversa com este Jornalista, Jura Filho falou do desafio de uma boa gestão que é alinhar as iniciativas dos diversos agentes envolvidos com o objetivo da própria governadora, com ênfase nos 400 anos de São Luís. Disse ainda, que o setor pode esperar da parte dele, muito empenho, compromisso e dedicação.

Nesse cenário, o Secretário Jura Filho, pretende atuar como maestro, cuja principal função é reger e captar meios para desenvolver um setor tão importante para economia do Estado, que é o turismo. Para tanto, é importante que o mesmo tenha no seu quando de colaboradores um corpo técnico de capacidade comprovada e que tenha atitude e compromisso com a atividade, e que acima de tudo, seja capaz de desenvolver projetos e captar recursos federais e que melhore os números do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário