quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Turismo é disputado como se fosse a última "bolacha do pacote"

Apesar da Secretaria de Turismo ser uma secretária técnica, o seu dirigente devia ser alguém com formação e atuação na área ou que no mínimo tenha conhecimento da importância do turismo para economia de qualquer destino, ainda mais, se este destino é o Maranhão, com atrativos que encanta 10 entre 10 turistas que conhece ou ouviu falar dos atrativos do Estado.

Mas, na prática, o cargo de Secretário de Turismo tem sido ocupado por pessoas alheias a atividade, ou seja, no bojo da administração, o turismo é uma pasta que não tem grandes cifras, mas tem onde captar. Para tanto, o gestor tem de se cercar de técnicos competentes e que conheçam o caminho das pedras e de lá retirar os recursos para desenvolver dos simples aos grandes projetos.

Mesmo assim, apesar de ser uma pasta sem grandes recursos, a secretaria está atraindo uma infinidade de candidatos ao cargo que até ontem era ocupado por Tadeu Palácio.

Sabe-se que a romaria rumo ao Palácio dos Leões está grande na busca do cargo. Informações que chegam ao autor deste blog, dizem que a disputa pela pasta do turismo tem atraído deputados com mandato e ex-deputados sem cargo no governo e afilhados políticos, mas a disputa mesmo está entre os ex-deputados, Alberto Franco e Jura Filho, este último deixaria a Secretaria de Projetos Especiais, que não dá projeção política e o lugar de Jura Filho seria ocupado por Alberto Franco.

Procurado pelo titular deste blog, o ex-deputado Alberto Franco admitiu que não há nenhum convite para ele dirigir o turismo, mas afirmou que "se acontecer vou aceitar com maior prazer". Franco, quando deputado, foi um defensor das causas do turismo e do meio ambiente, sendo presidente da comissão que debatia e os temas na casa legislativa maranhense.

Também perguntado sobre a possibilidade de substituir Jura Filho, Franco falou que a situação ainda não está definida e que a Secretaria de Projetos Especiais não lhe interessa. Disse, ainda, que a sua entrada no governo, pode acontecer logo que a governadora, que está em viagem, retorne a São Luís, e se não for no turismo será na Secretaria de Juventude que também está sem titular. Então, é esperar e conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário