quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Maranhão na busca da sustentabilidade na área do Turismo



A participação nos eventos e uma melhor sintonia com as entidades que compõem o trade turístico do Maranhão é uma realidade promissora. Dessa junção pode sair uma das maiores fontes de renda de comunidades maranhenses que não tem nenhuma outra fonte de renda a não ser o serviço público ou agricultura de subsistência. O setor turístico é o segmento que promete alavancar a economia em 2011 com uma maior intensidade em 2012.

A proposta da atual gestão, sob o comando do Secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, é a participação em feiras importantes no Brasil e no exterior, a criação e adaptação de projetos para os próximos anos, e o cumprimento das obrigações com os eventos turísticos e culturais que integram o calendário nacional.

Para Jura Filho, outra proposta é buscar parcerias para o progresso do setor. “Necessitamos de mais parceiros para colocar em prática projetos que transformarão o Maranhão em um dos destinos mais visitados do Brasil. Para tanto, se faz necessário a união do Poder Público e Privado e, em especial, dos municípios, numa soma de esforços, capacitando-as com unidades e preparando para o bem receber, que é uma das primazias do turismo. O grande desafio é mobilizar os municípios que compõem os 10 pólos turísticos do Estado e juntos desenvolvermos projetos valiosos para o setor turístico”.

E acrescenta: “A participação em feiras no exterior é uma proposta inovadora, uma vez que pretendemos avançar mais, ou seja, divulgar o Maranhão nos principais veículos de comunicação do mundo”. Disse, ainda, que o Maranhão vai continuar participando das feiras nacionais, integrando o roteiro Rota das Emoções. “Não deixaremos de participar dos importantes eventos do país como ABAV, Salão Nacional de Turismo – Roteiros do Brasil, Salão Estadual de Turismo e tantos outros. No entanto, vamos incrementar mais nossa participação, a fim de fortalecer o produto Maranhão e vendê-lo aos agentes de viagens que freqüentam as feiras, bem como colocá-lo nas prateleiras dos maiores operadores do setor”.

Quarto centenário

O secretário comentou que a prioridade da SETUR/MA neste momento é com as comemorações dos 400 anos da capital. “Há uma determinação da governadora Roseana para se somar esforços no sentido de incrementar ações que fortaleçam o segmento e esse suporte conquistaremos com a parceria do Estado e das entidades que contemplam o trade, sejam com cursos, especializações, workshops, qualificação, capacitação e outros”.

Jura destacou que o turismo é dinâmico e mutável, isso obriga as organizações ligadas a este setor a se qualificarem diariamente. “Não adianta divulgarmos o Maranhão e o turista chegar à nossa região e se deparar com falta de bom atendimento. Os turistas voltam às cidades pelo bom atendimento independente do serviço que buscam. Uma das nossas prioridades é qualificar todo profissional do turismo”, afirmou ele.

A atualização do material institucional do Estado é outra ação importante que a secretaria pretende executar para este ano. Segundo Jura, existe a necessidade de oferecer aos turistas e aos profissionais da área um material de qualidade e impactante aos olhos de quem ainda tem dúvida de qual destino deseja conhecer. “Temos que fazer um forte trabalho de marketing e já estamos montando uma equipe para tal função. Isso significa garantia de turismo o ano inteiro, não apenas na alta temporada, além, inclusive, de estender a permanência dos visitantes em nossas cidades. O Maranhão tem várias opções; de turismo de natureza; história; lazer; religioso; aventura entre outros e devemos melhor divulgá-los”, completou.

Um comentário:

  1. Que Deus se compadeça de nossa terra. Chega de tanto blá-blá-blá e vamos ao que possa interessar.

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