quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Situação de Novais está ficando insustentável


Reporduzido do Blog do Décio Sá

Sequência de denúncias fazem Novais balançar no cargo
Brasília – A situação do ministro do Turismo, Pedro Novais, está ficando mais difícil, segundo avaliação feita nos bastidores por integrantes do PMDB, partido ao qual Novais é filiado. Eles afirmam que a sequência de denúncias contra o ministro, aliada à dificuldade em gerir a pasta, sinaliza que ele dificilmente permanecerá na vaga na reforma ministerial que a presidente Dilma deverá fazer em dezembro.

Muitos reclamam que Novais também não cultiva o entrosamento com a bancada, sequer convidando os deputados quando faz visitas aos estados. A vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES), voltou a pedir que Novais deixe o ministério para que possa se defender das acusações.

- Continuo achando que quando uma pessoa se desgasta numa posição, passa o tempo todo se explicando e o ministério fica sem ação. A maior parte da bancada está incomodada com as denúncias contra o ministro. O líder deve desempenhar um papel importante, fazer com que Pedro Novais reflita e peça para sair – disse Rose de Freitas.

Segundo matéria publicada nesta terça na Folha de S. Paulo, Novais pagou com verbas parlamentares da Câmara, de 2003 a 2010, o salário de Doralice Bento de Sousa, que seria sua governanta. O jornal diz ainda que Doralice foi contratada este ano, por um empresa terceirizada, para trabalhar no ministério do Turismo.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Novais divulgou nota afirmando que Doralice Bento era secretária parlamentar de seu gabinete e que foi exonerada em dezembro do ano passado. Em maio, diz a nota, Doralice foi contratada como recepcionista por empresa de terceirização que presta serviços ao Ministério de Turismo.

Hoje o jornal paulista traz nova denúncia. Desta vez acusa a mulher do ministro de usar um funcionário da Câmara como seu motorista particular.

No Congresso, as denúncias deram fôlego novo à oposição. O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), estuda duas ações contra Novais: uma ação de improbidade no Ministério Público do Distrito Federal e Território (MPDFT) e uma acusação de peculato na Procuradoria Geral da República.

- É óbvio que constitui improbidade. Não tem essa coisa de pecadão e pecadinho. A conduta tem que ser correta em sua plenitude – disse o tucano.

(Com informações de O Globo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário