quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cazombando; dizer ou não dizer, eis a questão!

Desde que escolhi viver como Jornalista, tenho sempre em mente uma frase de François-Marie Arouet, conhecido pelo pseudônimo de Voltaire, - que nasceu viveu em Paris (1694 - 1778). Voltaire escreveu e pronunciou inumeras frases de impacto, mas em seu currículo e uma destas se perpetuou e que sempre me inspira: "Eu posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las". Digo isto para tentar explicar aos amigos e leitores as muitas opiniões controversas e que tem provocado debates e descontentamentos.

Num Estado Democrático de Direito, todo cidadão tem direitos e deveres e não podia ser diferente para o Jornalista e, em especial, para os veículos de comunicação. Aprendi nos bancos da faculdade de comunicação que sempre que eu fizer uma reportagem que envolva uma ou mais pessoas, o manual diz que tenho que ouvir as partes citadas. Isso em caso de reportagem.

Nos casos de artigos, opiniões ou textos assinados, aprendi que o texto pode ser publicado na íntegra. Paratanto, o bom jornalismo diz que tenho que abrir espaço igual para as partes citadas e assim tenho feito ao longo dos meus nove anos de atuação.

Desta maneira tenho buscado informar com conhecimento de causa dentro do segmento que escolhi, que é Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Terceiro Setor, mesmo que algumas destas opiniões desagradem ou até mesmo fira algumas pessoas. Lembro a estes, que a comunicação também tem por finalidade, informar e abrir debates sobre temas e situações. Desta forma, tenho colocado o Jornal Cazumbá, o Portal Cazumbá e o Blog Cazombando como espaço para para todas as opiniões que versem sobre os temas acima citados, não importando se vem de corrente A, B ou C, só precisa que as mesmas sejam identicadas e assinadas.

Lembrando sempre que as opiniões assinadas nem sempre refletem a opinião desta editoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário