terça-feira, 25 de outubro de 2011

Documentário ‘Memória de Pedra’ resgata pré-história da Ilha de São Luís

Material lítico produzido por povos indígenas pré-históricos que habitaram a Ilha de São Luís
Encontra-se em andamento a realização do filme “Memória de Pedra”, de autoria do professor de história, escritor e pesquisador Marcus Saldanha. O filme aborda a questão do Patrimônio Arqueológico Pré-Colonial da Ilha de São Luís. Segundo Marcus Saldanha, “este é o primeiro filme que faço e fecha um ciclo de dez anos discutindo e estudando o tema, desde a defesa da minha monografia de graduação no Curso de História, quando escrevi "Uma Sistematização dos estudos sobre a arqueologia Pré-Histórica no Maranhão". A ideia inicial era documentar o acervo pré-colonial maranhense, mas, por falta de recursos, o filme envolve o universo da Ilha de São Luís.

O pesquisador pretende aproveitar o ensejo das celebrações dos 400 anos de São Luís para lançar o filme, quando a questão do patrimônio colonial será amplamente debatido, com a discussão sobre a memória, identidade e patrimônio a partir do conhecimento e valorização do acervo arqueológico existente na Ilha, nem sempre respeitado e preservado.

O vídeo conta com depoimentos do antropólogo e professor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Alexandre Correia, do arqueólogo e diretor do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, Deusdédith Leite Filho, e de sua esposa, arqueóloga Eliane Gaspar, responsável pelo setor de Educação Patrimonial do Museu. Participa ainda do trabalho o jornalista e poeta Paulo Melo Sousa (que aborda a questão do jornalismo científico, além de fornecer informações sobre sua participação em várias expedições arqueológicas realizadas em São Luís e no estado), a historiadora Kátia Bogéa, Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN / MA, além de moradores de áreas próximas a sambaquis localizados na ilha de São Luís.

O documentário será um curta metragem com aproximadamente 13 minutos de duração, e que “pretende fazer as pessoas olharem para o chão da memória empedrada pelo tempo, pelo cotidiano e constante negação do passado, fazendo uma reflexão sobre essas questões e reconhecendo no machado de pedra (pedra de raio, pedra de corisco), seu eu ancestral, muito anterior aos 400 anos de São Luís”, informa Marcus Saldanha.

O desafio conta com apoio da Faculdade São Luís (que cedeu material e equipamento de filmagem e edição) e dos profissionais Rafael Pirata e Jacelena Dourado, com quem Marcus Saldanha embarcou com poucos recursos em direção ao subsolo da Ilha de São Luís e da memória de pedra que se encontra aí localizada. “A ideia é muito pertinente, e vem em boa hora, pois deixará um documento importante sobre o trabalho de pesquisadores que fizeram e que fazem o difícil trabalho de garimpagem da nossa pré-história. Interesso-me bastante por ciência e, como não poderia deixar de ser, por arqueologia; fiz escavações com o professor Olavo Correia Lima, um dos importantes pesquisadores da área, já falecido, e, através dele, conheci o arqueólogo Deusdédith Leite Filho, de quem sou amigo e com quem já viajei pesquisando e registrando as pegadas da arqueologia maranhense”, diz o jornalista Paulo Melo Sousa.

10 comentários:

  1. Eu possuo uma pedra Lítica.
    E penso em vender.
    Ela se encontra na foto, e a menor achatada com pontas na lateral.

    contato:

    e-mail:stallone.crazyhotmail.com
    Tel: (88) 3162076
    Nome -> Stallone................

    ResponderExcluir
  2. Eu achei uma pedra parecida com essas ai da foto, tava enterrada...
    Contato
    33222886
    Email
    Adailso meu hotmail.com

    Posso manar umas fotos! Queria descobrir também que especie de pedra é essa q eu achei, eu tem um fio, muito bem feito!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um machado de pedra polida e três boleadeiras que jungo serem dos indios que habitaram a região sul do Brasil na região de Pelotas achei na beira do Canal São Gonçalo que liga as Lagoas Mirim e dos Patos tenho interesse em saber mais informações se alguém puder me ajudar. Meu nome é Márcio e meu telefone 53 99955-1929.

    ResponderExcluir
  4. Opa alguém pode me informar mais sobre estas pedras se tem algum valor comercial . meu imail gleimison1@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma pedra q parece uma machadinha meu pai achou quando tinha 17 anos hj se tivesse vivo ele teria 90 a pedra e bem trabalhada muito linda ela parece ser de ferro pesada porem tem formato de machadinha

    ResponderExcluir