quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Plano de Turismo do Maranhão é lançado no Congresso da Abav


Ministro Gastão Vieira com Jura Filho, Carlos Martins e Guilherme Martins, no estande do Maranhão, no Rio de Janeiro

Com o slogan “Maranhão Único”, o Plano Maior 2020 - Plano Estratégico de Turismo do Maranhão foi lançado, nesta quarta-feira (19), no Congresso da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), evento que acontece no Rio Centro Exhibition & Convention. Presentes os secretários de Estado de Turismo, Jura Filho; e de Comunicação do Maranhão, Sérgio Macedo.

Também participaram a secretária Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita; o secretário de Turismo do Piauí, Silvio Leite; o deputado estadual maranhense Roberto Costa, secretários dos municípios turísticos do estado; operadores e agentes de viagem.

Durante o lançamento, foi apresentado pela consultora da empresa Chias Marketing, Patrícia Sevilha o processo de elaboração do documento, a nova logomarca do turismo do Maranhão, o vídeo promocional dos polos turísticos, além do website www.maranhaounico.com.br que oferecerá ao visitante novas possibilidades de interação. “Apresentamos hoje, aqui, o resultado do trabalho de 10 meses, onde traçamos o diagnóstico do turismo no estado para os próximos 10 anos, além de apresentarmos a nova logomarca ‘Maranhão Único’”, explicou.

Idealizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), e executado pela consultoria Chias Marketing, o Plano Maior 2020 - Plano Estratégico de Turismo do Maranhão norteará as ações do estado. A partir da retomada do Plano, o Maranhão inicia um processo de recuperação de todo seu potencial turístico para, se consolidar como alternativa de desenvolvimento econômico do estado, gerando emprego e renda.

De acordo com o secretário de Turismo do Maranhão, Jura Filho, o plano, agora oficialmente lançado, vai trabalhar uma macro ação de promoção, divulgação e incremento das regiões turísticas do estado. “Por determinação da governadora, Roseana Sarney, já iniciamos as ações previstas no plano. Na primeira etapa do Plano Maior 2020, estão previstos recursos de R$ 50 milhões para projetos de melhoria de urbanização e saneamento além de um vasto material promocional”, detalhou.

No plano constam informações sobre os 10 polos turísticos maranhenses e suas rotas, atrativos e sistemas de gestão, além de dados de infraestrutura. Os polos foram classificados por ordem de importância e divididos em três categorias: indutores (São Luís, Lençóis e Chapada das Mesas), estratégicos e de desenvolvimento. Além disso, o Plano segmentou as localidades por temas: turismo de aventura, cultura, ecoturismo, entretenimento, praias, negócios, turismo histórico e náutico.

Em âmbito internacional, o Plano, mapeou mercados emissores com maior potencial para o Maranhão e definiu estratégias de comunicação entre turistas e o trade. Até 2020, o Plano Maior 2020 estima que a atividade turística no estado cresça o mínimo de 10% e prevê a entrada de 2,6 milhões de turistas no Maranhão até 2014.

Maranhão, Único!

Secretário de Turismo, Jura Filho, na apresentação do Plano de Turismo do Maranhão, no Congresso da Abav, no Rio de Janeiro

A campanha será divulgada em duas fases e para dois públicos distintos: o consumidor final e o trade turístico. A primeira etapa foi iniciada no Congresso da Abav e Feira das Américas com o lançamento do novo posicionamento turístico do Maranhão. Diversas ações na mídia nacional e internacional estão programadas até o final do ano.

Já a segunda fase da campanha, focando na promoção e oferta dos principais destinos maranhenses, tem início previsto para maio de 2012. O novo portal também integra as ações do turismo do Maranhão. O website www.maranhaounico.com.br vai oferecer ao visitante novas possibilidades de interação.

O portal traz folhetos dos destinos, mapa detalhado para os profissionais do setor de turismo e ambiente bilíngüe conectado às redes sociais. A previsão é que a partir de novembro, o novo portal entre em operação e com ele uma campanha publicitária online.

Abav 2011

Estande do Maranhão no Congresso da Abav, no Rio de Janeiro

A Feira das Américas, promovida pela Associação Brasileira das Agencias de Viagens (Abav) teve início, nesta quarta-feira (19), com abertura do ministro do Turismo, Gastão Vieira, o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto, a apresentadora Xuxa Meneguel, entre outros convidados.

O evento será realizado até sexta-feira (21), no Rio Centro Exhibition & Convention.

Nenhum comentário:

Postar um comentário