terça-feira, 22 de novembro de 2011

Caravelas já fizeram 489 vítimas este ano em São Luís

Casos foram registrados nas praias do Olho d'Água e Ponta d'Areia, entre agosto e novembro.


A presença de caravelas ou águas-vivas nas praias da Ponta d´Areia e Olho d´Água representa ameaça a banhistas. Já foram registrados 489 atendimentos de agosto ao dia 20 deste mês, os mais atingidos são mulheres e crianças. A quantidade de caravelas neste período é grande, por causa dos ventos fortes e das altas marés.

De agosto a janeiro, considerado o período em que os marés têm mais força, aumentam os casos de queimaduras pelos organismos marinhos, que estão na época de reprodução. A falta de conscientização e disciplina por parte dos banhistas contribui para o aumento de registros na orla marítima.

"Fazemos a orientação, explicando aos pais o cuidado com as águas-vivas na beira do mar, mas percebemos que a maioria dos atingidos são os mesmos que acabamos de conversar", disse o salva-vidas Teixeira, que trabalha na praia do Olho d´Água.

Conforme o Corpo de Salva Vidas da Guarda Municipal de São Luís, a Praia do Olho d´Água é a que mais registra ocorrência de queimaduras. "São disponibilizados 23 salva-vidas nos fins de semana nas praias da Ponta d´Areia e Olho d´Água, para fazer segurança e orientação por meio de faixas e diretamente aos frequentadores, mas, infelizmente, os atendimentos são frequentes, principalmente no Olho d´Água, onde registramos mais casos. É preciso que as pessoas tenham cuidado ao tomar banho no mar", frisou o inspetor do Corpo de Salva Vidas da Guarda Municipal, Valmir Barros.

Registros

Agosto: 10 na Ponta d´Areia; 50 no Olho d´Água.

Setembro: 21 na Ponta d´Areia; 90 no Olho d´Água.

Outubro: 23 na Ponta d´Areia; 120 no Olho d´Água.

Novembro (até dia 20): 25 na Ponta d´Areia; 150 no Olho d´Água.

Fonte: imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário