sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Concluída revitalização da pista principal do aeroporto de São Luís

Companhias aéreas voltaram a operar normalmente após a conclusão das obras de manutenção do pavimento.
A pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de São Luís Marechal Hugo da Cunha Machado está em funcionamento normal desde o dia 21 de outubro. Após a conclusão das obras de manutenção preventiva do pavimento, os oito voos que foram reprogramadas já estão operando em horário normal. A reforma, que já se estende por quase um ano, ainda deverá continuar na pista auxiliar até o fim deste mês.

Após dois meses da última etapa de cinco fases na obra, a pista principal (6-24) do Aeroporto Marechal Cunha Machado foi reaberta para o tráfego das aeronaves. A previsão inicial de término dos serviços no local era para o fim de setembro, mas o prazo teve de ser prolongado por causa do período chuvoso.

Segundo o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no Maranhão, Hildebrando Coelho Correia, o serviço de manutenção da pista faz parte de um ciclo de revitalização realizado a cada dez anos em todos os aeroportos da Rede Infraero. Na pista 6-24, foram realizados o recapeamento total e a sinalização horizontal.

O projeto para a pista auxiliar (9-27) também previa a ampliação da área de giro da aeronave e ainda deverá continuar em obras. Segundo Hildebrando Coelho Correia, a previsão é de que até o fim deste mês a reforma da pista secundária seja concluída também. "Como essa é uma pista menor, a intervenção não vai chegar a atrapalhar o tráfego", afirmou.

Para o superintendente da Infraero no Maranhão, as melhorias nas duas pistas colaborarão para o menor impacto das aeronaves durante as operações e como consequência, resultarão em uma maior segurança. Um total de 14,8 milhões foi investido nos serviços executados em convênio com o Exército Brasileiro.

Durante a intervenção na pista 6-24, alguns voos sofreram alterações para garantir a melhor distribuição das operações. Mas nos horários de pico, os pousos e decolagens ocorrerão normalmente.

Terminal - Em outubro, também foi concluída a substituição das estruturas provisórias para embarque e desembarque de passageiros no aeroporto. As instalações deverão permanecer montadas até o término da recuperação do terminal de passageiros com previsão para janeiro de 2012.

Na área de embarque, todos os serviços como assentos, monitores do Sistema Informativo de vôo e as lojas de conveniência já estão sendo oferecidos, assim como outras facilidades. Mas segundo Hildebrando Coelho Correia, o terminal de desembarque provisório ainda receberá o sistema de climatização semelhante ao que já está instalado na área de embarque e do saguão temporária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário