segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Lançamento do I Seminário Internacional sobre logística em São Luís

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), o lançamento do I Seminário Internacional Logística de São Luís. Momento em que o secretário de Turismo do Estado Jura Filho e o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) Fernando Fialho, apresentaram detalhes do Seminário para a imprensa, secretários do Estado, políticos e empresários.

São Luís foi escolhida pela Antaq para sediar o I Seminário Internacional Logística “Base para o Desenvolvimento Sustentável”. Pelas suas potencialidades logísticas, Complexo Portuário de São Luís (Itaqui, Ponta da Madeira e porto da Alumar) e sua localização geográfica privilegiada, que colocou seu complexo portuário entre os sete mais estratégicos do país.

O evento acontecerá nos dias 29 e 30 deste mês no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, com a realização de palestras, painéis e debates nos quais serão discutidas, as políticas públicas e estratégias para desenvolvimento da logística do Brasil e apresentadas soluções para a melhoria da relação porto-cidade. “Com o potencial de transporte hidroviário que a capital maranhense tem podemos modificar a economia do Maranhão, desenvolvendo-a, sendo que não podemos falar em desenvolvimento, sem infraestrutura e preocupação com o meio ambiente. Esse seminário será um primeiro passo para debatermos o assunto com todos os setores da economia e com a sociedade, onde trocaremos experiências com cidades brasileiras e de outros países que têm modelos bem-sucedidos de pleno funcionamento da logística sustentável e nos prepararmos para implantá-las aqui”, garantiu Fernando Fialho.

O diretor geral da Antaq explica que, apesar de todas as potencialidades de transporte hidroviário existente no Brasil, atualmente 60% do transporte da produção é feito por via rodoviária. “Redução do valor do frete, encurtamento de distâncias e até melhoria da qualidade de vida de quem faz o transporte são algumas das vantagens do transporte hidroviário. E no Maranhão, o potencial do Rio Itapecuru é grande. O que precisamos é viabilizar projetos de sua recuperação devido ao assoreamento, revitalizá-lo e consolidarmos sua condição de navegável, mas não esquecendo a questão ambiental, que hoje é o primeiro valor de qualquer projeto econômico”, ressaltou Fialho.

“Aproveitaremos o evento para mostrar as potencialidades turísticas do Maranhão, setor que contribui muito para a economia do estado. O Maranhão tem tudo para alavancar seu desenvolvimento, por isso o governo vem investindo, para que o turismo também integre a lista de grandes indutores do crescimento econômico maranhense”, afirmou o secretário de Turismo.

As inscrições para o seminário são feitas gratuitamente, até o dia 28, no site:www.antaq.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário